Inscrições estão abertas

Realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio de Pepsico e WestRock, o Arte, Cultura e Costura, contemplado com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, chega a sua quarta edição. Voltado para pessoas trans e travestis, pessoas não binárias e mulheres cis, maiores de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social, o projeto promove um espaço de aprendizagem, criação e reconstrução a partir da arte e da costura, estimulando a autonomia individual e coletiva das participantes através de experiências culturais e instrumentais relacionadas à moda.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com duração de 15 semanas e dividido em 3 módulos, o programa apresenta conteúdos que envolvem técnicas de costura, manuais e de customização. Esta edição conta com 80 vagas para moradoras das cidades de São Paulo e Campinas, com inscrições abertas entre os dias 15 e 26 de agosto de 2022, por meio do preenchimento do formulário.

Caso o número de inscrições seja superior ao de vagas, será feita uma seleção com os critérios explicitados no Regulamento. O lançamento oficial do Arte Cultura e Costura 2022 acontecerá no dia 05 de setembro de 2022, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube.

As aulas serão presenciais (respeitando as normas sanitárias vigentes) e contam com palestras que contribuem no processo criativo dos trabalhos e estimulam a proximidade das participantes e a criação de redes. Para além das atividades em classe, estão previstas visitas a instituições culturais e de referência Negra e LGBTQIA+ nas cidades de São Paulo e Campinas, produção e realização de desfile, vídeos “fashion film” e um minidocumentário.

O programa pretende trazer a reflexão sobre reconhecimento e construção de identidade a partir de conceitos e técnicas da moda, proporcionar subsídio ao trabalho de costura a partir da abordagem de temas de arte e cultura, fornecer ferramentas e conhecimento, com vistas à empregabilidade, expressão e expansão de perspectivas da arte e da moda, além de estimular a criação de relações entre as participantes e a ocupação dos espaços culturais da cidade.

Em suas primeiras edições, o Arte, Cultura e Costura foi contemplado com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, que reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. Em sua quarta edição o projeto contará com parcerias como a SPFSW (São Paulo Fashion Week), Ação Educativa (São Paulo), Centro de Referência LGBT (Campinas) e Guia Negro.

 

Serviço:

Arte, Cultura e Costura 2022

Inscrições: De 15 a 26 de agosto de 2022 aqui

Lançamento: 05 de setembro de 2022, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Tomie Ohtake no Youtube

 


int(1)

4ª edição do projeto Arte, Cultura e Costura está com inscrições abertas

Sair da versão mobile