Após a Disney ser duramente criticada e pressionada por petições por ter repaginado a princesa Merida, da animação “Valente”, a empresa voltou atrás e manteve a versão original da personagem.

A Disney não divulgou nenhum comunicado sobre o assunto, mas retirou na quinta-feira (16) a imagem do seu site Disney Princess.

A polêmica teve início na última terça-feira (14), quando a princesa ruiva, conhecida pelo estilo mais sapeca e com os cabelos despenteados, teve o molde do seu corpo, o cabelo e a roupa mudados para uma nova linha de brinquedos. 

Em sua nova versão, Merida surgiu mais magra, com uma aparência de mulher e com um olhar mais sensual. Além disso, o arco que é o seu companheiro de aventuras foi deixado de lado na nova versão.
 

Após a divulgação da “nova” Merida, uma petição foi lançada no site Change.org para que a Disney retornasse às origens da princesa. Em pouco mais de uma semana, a petição já havia recebido 100 mil assinaturas. Tanto os fãs, quanto a diretora de “Valente”, Brenda Champman, não apoiaram a transformação feita pela Disney.

Não é de hoje que a Disney vem sendo criticada por criar estereótipos visuais. Recentemente, o site de petições online, Change.org, organizou um abaixo-assinado para fazer com que a Disney reveja os produtos comercializados em seu site, além de propor um boicote às vendas enquanto a empresa continuar usando estereótipos de gênero para vender seus produtos.

Segundo o site, a Disney Store comercializa camisetas com os dizeres “Seja um herói” para os meninos, enquanto os modelos femininos apresentam estampas com as frases, “Eu preciso de um herói” ou “Eu só beijo heróis”.

“Isso manda uma mensagem prejudicial sobre quem pode e quem não pode ser um líder neste mundo. Essas camisetas promovem a ideia que homens e garotos são os salvadores, enquanto mulheres e meninas são aquelas que precisam ser salvas”, afirma a petição criada pela organização Miss Representation. 


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Após polêmica, Disney retoma versão original da Princesa Merida