Reprodução/ Pinterest Especialista dá dicas para evitar problemas com a make

Nada como uma maquiagem poderosa para valorizar o olhar, não é mesmo? Mas você sabe exatamente como fazer isso? A resposta é simples: basta aplicar a sombra correta para seu tipo de olho.

Redondos, próximos, distantes, fundos, salientes, com pálpebras baixas, amendoados ou até asiáticos, a expert Fabíola Margiotto, maquiadora do In Beauty Luxury, de Campinas, explica que cada formato de olho pede uma técnica e cores diferentes para serem valorizados.

Pronta para anotar as dicas?

AMENDOADOS

Olhos amendoados ficam ainda mais bonitos quando desenhados com um esfumado duplo, ou seja, com dois tons de sombra. “Esse formato de olho que é redondo e ao mesmo tempo mais alongado nos cantos, fica perfeito com um esfumado mais escuro em toda a pálpebra e iluminado do côncavo até a sobrancelha”, afirma Fabíola. A cor fica à escolha de cada mulher, e vale ainda finalizar com um lápis preto dentro da linha d’água inferior e superior, para deixar o olhar ainda mais poderoso.

 

REDONDOS

Ao contrário do anterior, os olhos redondos ficam melhores quando desenhados com apenas uma tonalidade de sombra. “É só escolher a cor desejada e aplicar em toda a pálpebra- sem exceder o côncavo, e finalizar com um toque de iluminados nos cantos internos dos olhos; isso fará com que ele pareça mais alongado para as laterais”, explica a expert. Outra dica da profissional é aplicar um pouco de sombra também rente aos cílios inferiores, com um leve esfumado.

ORIENTAIS
Os olhos orientais possuem uma pálpebra móvel plana, sem a profundidade oferecida pelo côncavo dos olhares orientais. “Sendo assim, a melhor forma de valorizar ainda mais este formato é optar por cores escuras que transmitam a ideia de profundidade, mas sempre muito bem esfumados”. Outras dicas valiosas são apostar no lápis branco ou bege na linha d’água inferior e abusar das máscaras para cílios que dêem volume e curvem bem os cílios, para que eles fiquem maiores e abram o olhar. Vale apostar em iluminadores para subir o olhar também.

OLHOS CAÍDOS
Para quem tem as pálpebras mais baixas nas laterais e deseja evitar a aparência de ‘olhos caídos’, a aposta certa é o esfumado gráfico, com duas cores, completado por um delineado gatinho poderoso. “A combinação de cores claras, principalmente, ajuda a levantar o olhar e deixa a produção mais alegre; vale ousar nas cores e até apostar no contraste de tons”, orienta Fabíola Margiotto. Por fim, nada melhor que um gatinho poderoso, bem puxado para cima. Mas vale lembrar: caso queira deixar a máscara para cílios e o delineador de lado, também ficará ótimo!

DISTANTES
Para olhos afastados, o truque começa nas sobrancelhas. O primeiro passo é aumentá-las escurecendo os cantos internos delas. “A seguir, use uma sombra escura- e eu sempre indico marrom, pois é neutro e se adapta muito bem a todos os tons de pele, e esfume toda a pálpebra móvel”, orienta. Para completar, aplique um pouco mais da mesma sombra, nos cantos inferiores dos olhos- é importante que a área interna dos olhos fique mais escura para parecer mais próximo. Por fim, escolha uma sombra clara e aplique embaixo das sobrancelhas, no côncavo e até no centro da pálpebra móvel. Delineador e lápis podem finalizar perfeitamente também.

PRÓXIMOS
Ao contrário do caso anterior, olhos muito próximos precisam ser iluminados nos cantos internos. Isso fará com que pareçam mais distantes. “Como o espaço entre os dois olhos é muito pequeno, o ideal é optar por sombras bem claras, ou até iluminadores, principalmente à noite”, indica Fabíola. Outro detalhe que faz toda a diferença é completar a produção com uma sombra mais escura nas laterais externas- esse contraste é o ponto chave para afastar os olhos, segundo a profissional.

SALIENTES
Para olhos salientes, a principal dica é abusar de sombras escuras em toda a pálpebra para disfarçar o tamanho dela. “Ao contrário do que nos demais formatos, neste caso precisamos destacar o côncavo com sombras mais claras- isso acaba com o ar de profundidade e, portanto, deixa os olhos menos redondos e salientes”, completa a profissional.

FUNDOS

Olhos fundos parecem mais escuros, portanto, o truque é iluminar. “Sombras claras são essenciais para destacar o olhar; aposte em tons cintilantes ou com glitter”, ensina. Se não gostar de muito brilho, pode optar pelas opções de efeito fosco, mas sempre em tons claros. No entanto, vale um alerta: “para esse tipo de olho, a sombra deve aplicada apenas na pálpebra móvel, nunca abaixo da sobrancelha”.

 

 


int(1)

Aprenda a valorizar o olhar usando a sombra correta

Sair da versão mobile