Humanae: projeto desenvolvido por fotógrafa brasileira mostra diversos tons de pele


Créditos: Reprodução / site Humanae

A fotógrafa brasileira Angélica Dass, nascida no Rio de Janeiro, ganhou repercussão internacional. O motivo? A artista desenvolveu um inventário de tons de pele, utilizando a escala Pantone, tradicional sistema de classificação de cores muito usado no mundo dos designers. O projeto, batizado de Humanae, tem como objetivo retratar a beleza da diversidade. 

Dass deu início ao trabalho em abril, fotografando os próprios familiares, então passou para o círculo de amigos e expandiu o trabalho incluindo outras pessoas. A maior parte das fotos foi feita em Madri, onde ela mora, mas a ideia daqui para frente é ampliar o projeto pelo mundo e o Brasil está nos planos. Ao todo, já são amis de 200 pessoas, mas a artista garante que é só o começo. 

“Quero mostrar que nós podemos abraçar e apreciar as diferenças, mas sempre lembrando que, como seres humanos, somos todos iguais”, explicou  Dass à BBC Brasil. 

O processo de associação dos tons de pele com cores do catálogo Pantone, ocorreu da seguinte forma: Dass extraiu um fragmento do rosto de cada fotografado e usou a cor correspondente na escala para pintar o fundo da foto. 

O resultado repercutiu pela imprensa internacional, superando as expectativas da artista. 

Veja algumas fotos na galeria acima e conheça o projeti completo no tumblr oficial


int(1)

Brasileira faz inventário de tons de pele para mostrar diversidade da beleza