Com uma mistura de moda vintage, decoração peculiar e inusitismo, os brechós de São Paulo provam mais do que nunca que a fama de “ambiente sujo e empoeirado” é completamente errônea.

Comuns em outros lugares, como Estados Unidos e países europeus, no Brasil demorou um pouco mais para o preconceito em relação ao gênero fosse deixado de lado. Mas se antes os brechós estavam associados à venda de objetos velhos e
com cheiro de naftalina, agora eles se repaginaram, apostaram em novos
nichos e se transformaram em estabelecimentos bem equipados e que atraem
os apaixonados por moda.

A experiência de conferir essa mudança com os próprios olhos é válida para quem quer se aventurar em uma tarde de garimpos ou em uma histórica viagem no “túnel do tempo da moda”, já que é possível entrar em contato com
roupas de outras épocas e que carregam com elas grandes histórias.

Além do trabalho minucioso de garimpagem dos proprietários, que frequentemente viajam para outros países em busca de peças inusitadas, consumir esse tipo de produto também dá um toque de personalidade e exclusividade ao visual.

A opção de compra não se resume apenas a se ter acesso a um produto barato, afinal existem peças com preços acessíveis e outras nem tanto, mas a de produtos com qualidade e com história para contar. Nesses lugares, é possível encontrar verdadeiras preciosidades.

 

Vale como dica dizer que mesmo quem não se aventure em garimpar peças ou usar a roupa que já foi de um outro alguém, só o passeio pelos brechós já vale a pena.

Para quem não sabe, na sua origem o Brechó era na verdade chamado de Belchior, pois no século XIX, no Rio de Janeiro, existiu um sujeito que atendia por esse nome, e que teve a ideia de abrir uma loja para comercializar produtos de segunda mão.

O nome Belchior, devido a dificuldade de pronunciá-lo, acabou se transformando em brechó. Para se ter uma ideia, a loja dele fez tanto sucesso na época que foi citada no conto “Ideias de Cabário” de Machado de Assis.

 

Ao longo dos anos, os brechós foram se disseminando pelo Brasil e cada um apresentando diferentes propostas e particularidades. O Virgula Lifestyle conferiu quatro dos brechós mais requisitados da cidade de São Paulo e explorou suas principais características:

Muito além de brechós

À La Garçonne

O brechó e antiquário do empresário Fábio Souza, que segue o estilo das lojas das décadas de 1920 e 1930, garimpa peças em lugares como Estados Unidos e Japão.

Os achados são impecáveis, sem cheiro de mofo e a loja conta com serviço de ajuste. Além do seu forte ser roupas da década de 80, a loja possui um andar apenas com itens raríssimos, desde a época vitoriana até os anos 60, com o preço não tão acessível, já que se trata de peças históricas.

Endereço: Rua Oscar Freire, 2127 – Pinheiros – São Paulo – SP

Tel: (11) 2364-3280 – seg a sex: 11h as 19h – sáb: 10h as 19h

Site

B. Luxo

O B.Luxo nasceu em 2007 e desde então sua especialidade são as peças vintages garimpadas e bem selecionadas pela Europa, Estados Unidos e América do Sul. Quase tudo o que tem pelas araras foi criado nos anos 50, 60, 70, 80 e cuidadosamente restaurado.

A loja também possui um estilo visual retrô e separa um espaço para venda de peças decorativas.

Endereço: Rua Augusta, 2393 – São Paulo – SP

Tel: (11) 3062-6479 – seg a sex: das 11h as 19h – sáb: 10 as 20h.

Site

Casa Juisi

Além da loja, eles possuem um acervo imenso para locação de fazer qualquer admirador do vintage com água na boca. A casa abriga também um espaço de arte experimental.

A ideia é tornar o brechó um ponto cultural, e aproveitar o espaço para divulgar artistas, customizar roupas antigas e valorizar o vintage. Há quase um ano o Juisi se mudou para o centro de São Paulo, se instalou
em um casarão incrível entre a Sé e o Pátio do Colégio.

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 108 – Sé – São Paulo

Tel: (11) 3063-5766 – seg a sex: 11h as 19h – sáb: 12h as 17h

Blog 

Trash Chic

A loja se tornou referência na venda de roupas e acessórios de luxo novos e semi novos e em bom estado. Inaugurada em 1992, o brechó oferece apenas peças originais de variadas grifes de luxo como Chanel, Gucci, Prada, Louis Vuitton e Versace.  

Endereço: Rua Capitão Prudente, 223 – Jd Paulistano – São Paulo – SP

Tel: (11) 3815-3202 – seg a sex: 10h as 18h – sáb: 10h as 17h

Site

Veja na galeria acima as peças inusitadas e exóticas que você pode encontrar nos brechós de SP!

Brechós de SP se reinventam e fazem sucesso com peças vintage e de grifes famosas

Sem mais artigos