O make nada é cada dia mais tudo! Sabe aquela maquiagem que tira a olheira, dá cor na bochecha, levanta o olhar, mas você bate o olho e não sabe identificar exatamente onde o pó, a sombra e o blush foram aplicados? Pois, somado a esta beleza para lá de natural, a nova onda entre os fashionistas é o bronzeado fake. As modelos não tomam quase nenhum sol, mas estão sempre com ar de saúde. Já reparou nisso?

O bronze fabricado tem alguns segredos: a aplicação do blush tem direção certa, sardas falsas são o grande triunfo e um truque na pálpebra vai te deixar de queixo caído. O gloss na maquiagem voltou com força total.

Quem abre o jogo sobre esta nova tendência é o beauty artist Daniel Hernandez. E, o melhor, vale para qualquer tom de pele como você vê nas fotos abaixo. Confere o passo a passo:

1) Base
Para começar, escolha uma base um pouquinho mais escura que o tom da sua pele. E, atenção: ela precisa ser de fundo amarelo. “Fundo amarelado deixa com ar bronzeado. Fundo rosado deixa com cara de tijolo”, brinca o maquiador em conversa exclusiva com o Virgula nos bastidores do São Paulo Fashion Week.

Ah, cuidado com o corretivo. Nada de exagerar no tom claro demais. Corrija as olheiras, mas mantenha a unidade “cor do verão”.

Blush

2) Blush
O blush tem que ser mais rosado. Se possível, prefira os cremosos porque eles ajudam muito a manter aquele ar “natural” e sem esforço que esta maquiagem se propõe.

O grande segredo está na aplicação. Comece pelo canto da bochecha, passe levemente debaixo de todo o olho, continue aplicando no nariz e vá até o fim do outro olho. A cor forma uma faixa nesta região e não fica marcado somente na bochecha e nas têmporas como fazemos na maioria das vezes. “Tem que dar só aquele aspecto de coradinha, cara de saúde”, diz Daniel.

3) Sardas falsas
Para quem quiser dar um charme extra, vale apostar nas sardas. Como? Pegue um pincel bem fino e molhado e aplique pontinhos discretos de sombra marrom avermelhada nas bochechas. “Tem que ser um pontinho bem de leve, que deixe a sensação de embaçado. Para isso, é bom dar leve batidinhas com o dedo para espalhar melhor a sombra. Cuidado porque pontinho marcado vai deixar com cara de festa junina”, explica.

Sardas

4) Sombra
A sombra não é obrigatória, mas para quem quiser apostar o ideal é aplicar um marrom levinho só para marcar o côncavo. E é aí que vem a grande novidade: gloss por cima. A aplicação do batom – transparente ou com cor – nas pálpebras e bochechas tem sido presença constante em praticamente todos os desfiles aqui na 41ª edição do SPFW.

“O segredo é fazer maquiagem sem cara de maquiagem. E, quando coloca brilho, não parece maquiado. Já o pó é justamente para dizer que ali tem make”, diz.

Sombra

5) Boca
A boca é apagada. No desfile da grife de beachwear Vix, por exemplo, Daniel inclusive passou corretivo para sumir com os lábios vermelhos naturais de algumas modelos. Claro que isso não é um passo crucial, mas make bronzeado falso não fica tão bem e sai um pouco da proposta se usado com um batonzão vermelho, né?

Sem mais artigos