Você já deve ter visto alguém no Instagram postando um selfie sem filtro e sem maquiagem. Essa mania está ganhando cada vez mais rostos por causa de uma nova campanha que visa a valorização da real beleza da mulher. Criada pela escritora Robin Rice, a campanha batizada de Stop The Beauty Madness critica a beleza plástica das campanhas publicitárias

Tudo começou com uma série de anúncios (veja mais na galeria acima) criados pela escritora para chocar mostrando o que existe por trás das campanhas publicitárias e questionando o quão válidos são esses padrões de beleza. Com o sucesso dessas imagens, veio a ideia de pedir para as mulheres postarem em suas redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, um selfie sem filtros em que elas não estejam usando maquiagem, como mais um passo de refutar essa espécie de obrigatoriedade que a sociedade impõe às mulheres.

 Blogueira do “Gostei e Agora?”, Joyce Nunes, sem maquiagem

Depois de postar a sua foto, a mulher pode desafiar outras pessoas, fazendo com que a campanha se espalhe e ganhe cada vez mais espaço. Diversas blogueiras de beleza e até pessoas comuns já aderiram ao projeto e fizeram questão de mostrar o seu rosto muito do bem lavado, sem make nenhuma. Ainda não sabe porque deve aderir? O Virgula Lifestyle separou três razões.

1) Ninguém é perfeito, então se orgulhe se suas imperfeições

Não apenas nas campanhas publicitárias, na TV e no meio artístico em geral, mas mesmo no dia-a-dia estamos acostumadas a ver as mulheres com quem convivemos muito bem maquiadas, obrigada. Isso faz com que muitas vezes, ao nos olharmos no espelho quando acordamos, nos sintamos mal com nós mesmas.

Ao vermos uma celebridade que admiramos, ou até mesmo aquela colega de trabalho ou de faculdade, que está sempre maravilhosa, com os seus defeitinhos, criamos uma identificação e temos a nossa auto-estima aumentada consideravelmente.

2) Dê um descanso para a sua pele

Tudo bem, a campanha pode ser para você postar um selfie e não passar um dia sem maquiagem, mas por que não dar um descanso para a sua pele das químicas presentes nos cosméticos? Você vai “deixar a pele respirar”, como diria a minha mãe, e vai ver que o tempo que irá ganhar por não precisar acordar mais cedo pra passar a make e dormir mais tarde para retirá-la devidamente, é maior do que imagina.

3) Reconheça e valorize quem você é

Não serei hipócrita ao dizer que não gosto de passar maquiagem, me olhar no espelho e me sentir bem. Isso acontece com todas nós e é super normal e saudável. O problema começa quando começamos a precisar da maquiagem para estarmos de bem com nós mesmas. Dessa forma, por que não dar esse primeiro passo para a aceitação e mostrar para o mundo que podemos ser lindas de cara lavada? Afinal, é muito legal fazer um make para se sentir bonita, mas mais legal ainda é se sentir bonita mesmo quando está sem maquiagem.

Sem mais artigos