Se no Brasil os anéis de noivado quase sempre não passam de simples circunferências douradas com raros detalhes, nos Estados Unidos e Europa a coisa é bem diferente. Com uma tradição que consiste em manter as joias na família para que sejam passadas através das gerações, os anéis são símbolos de poder e status.
 

Em 1947, quando a mineradora sul-africana De Beers lançou no mercado americano e europeu o slogan “os diamante são eternos” e o associou ao compromisso do anel de noivado, todas as mulheres passaram a desejar a joia. O objetivo era simplesmente convencer os consumidores que diamantes são raros, únicos, eternos e ideais pra simbolizar o amor. 

A ação funcionou muito bem e até algumas estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe, ajudaram a disseminar o desejo pela joia. No filme “Os Homens Preferem as Loiras” a atriz eternizou a música “Diamonds Are the Girls Best Friends” (“diamantes são os melhores amigos das mulheres”, em tradução livre) e reforçou a ideia de que a joia simboliza o luxo e, de quebra, o amor.

No mundo das famosas internacionais os anéis de noivado são tão importantes quanto o futuro casamento. Logo que um anel de noivado surge no dedo de uma celebridade, sites de fofoca do mundo falam sobre o tamanho da joia, a quantidade de quilates, seu valor e até medem o nível de envolvimento do casal. Como a joia é sempre comprada pelo homem, criou-se uma tradição paralela de analisar seu nível de interesse dependendo do valor gasto no anel. Cruel, mas real.

Kim Kardashian, que ficou casada com o jogador de basquete Kris Humphries por apenas 72 dias em 2011, foi notícia ao se recusar a devolver o anel de noivado após o fim do relacionamento. O anel de 20.5 quilates foi avaliado em mais de dois milhões de dólares e a mãe da socialite declarou à época: “Foi um presente e não se devolve presentes”. 

O anel de noivado de Kate Middleton também deu muito do que falar, mas não pelo valor. Avaliado em 27 mil Euros (cerca de R$ 74 mil), o anel da Duquesa de Cambridge se trata de uma verdadeira pechincha perto dos anéis milionários de muitas famosas. Composto por uma safira de 10 quilates cercada por 12 diamantes em uma estrutura de ouro branco, o anel carrega um peso histórico gigantesco por ter pertencido à mãe do noivo, a eterna Lady Diana. Por conta disso a joia causou um enorme frisson entre as mulheres e réplicas da peça passaram a ser vendidas em comércios populares de todo mundo. Desta forma, toda mulher pode se sentir um pouco princesa.


Foto de Mario testino para a revista Vanity Fair

Aneis de noivado e o ator Brad Pitt também têm a sua história. O galã, que já foi casado com Jennifer Aniston e agora está noivo de Angelina Jolie, duas das atrizes mais queridas de Hollywood, desenhou as joias das duas amadas. Tabloides do mundo todo fizeram alarde por conta das peças oferecidas às duas. Enquanto há quem defenda que a joia de Jennifer é mais bonita e luxuosa, outros declaram que a de Angelina têm mais personalidade. Os valores investidos em ambas as peças são os mesmo, cerca de  US$ 500 mil (cerca de 1 milhão de reais).

Veja na galeria acima os anéis de noivado das famosas!

Sem mais artigos