Dona de uma cinturinha de apenas 58 cm, a estilista Madame Sher tinha apenas 11 anos quando se viu apaixonada pelo corset. Observando a mãe modelar e montar vestidos para festas, ela resolveu unir a sua paixão pelo corset e o talento da mãe para criar sua primeira peça aos 17 anos. Resultado? Muito sucesso!

Em pouco tempo, seus corsets já estavam sendo usados por celebridades como Gisele Bündchen, Fernanda Young, Marília Gabriela, Ivete Sangalo, Zizi Possi e até mesmo a dançarina burlesca Dita Von Teese

O Virgula Lifestyle  foi até o ateliê de Sher em São Paulo e te conta em detalhes o bate papo com a criadora dos corsets que enlouquecem as famosas. 

Como foi o começo da sua carreira? 

Minha mãe diz que desde os 4 anos de idade eu já gostava desses vestidos com a cintura mais marcada. Quando cheguei na minha adolescência pesquisei na internet e vi que ainda existia Corseteria em Londres e Paris nos moldes antigos, estilo vitoriano. A partir daí começei a fazer uns testes e adaptar produtos que tinham aqui no Brasil para tentar chegar no resultado de um produto parecido com os que tinham no exterior. Com a ajuda da minha mãe, criei minhas primeiras peças e vi que tinham potencial de mercado para comercializar.

Você imaginava que esse interesse pelo corset chegaria tão longe?

Na época não imaginava que iria fazer tanto sucesso, pois tudo começou para uso próprio. Mas as peças logo atraíram a atenção de amigos e conhecidos, que passaram a encomendar modelos. E a propaganda boca-a-boca dos amigos satisfeitos revelaram uma demanda inesperada. Nessa mesma época muitas famosas me procuraram e se tornaram clientes. Todos os meus corsets são feitos sob medida e personalizados com o gosto pessoal da cliente.  

Qual é o perfil da suas clientes? Homens também compram suas peças?

A maioria dos negócios tem um perfil de cliente, mas na Corseteria é bem diferente. Pelo corset ser uma peça que sempre teve presente na fantasia feminina quando apareceu esse tipo de produto no mercado brasileiro (antes existia apenas na Europa) todas as mulheres se interessaram. Então, tenho desde meninas novinhas até mulheres de 60 anos interessadas na peça. Além disso, tenho bastante cliente homem também. 

Para muitas clientes o corset é estilo de vida?

Existem muitas mulheres que acabam transformando o corset em um estilo de vida mas geralmente é temporário, apenas pela animação inicial. Isso acontece porque logo que a mulher descobre o corset ela conquista em questão de meses um corpo novo. Ou seja, enquanto ela está com a peça, ela tem uma silhueta nova.

É possível diminuir quanto da circunferência da cintura?

A média para mulheres que nunca usaram a peça é perder 2cm por mês. Isso se elas começam a usar o corset todos os dias. Já tive clientes que diminuiram 22cm, mas essa medida é possível em uma pessoa de manequim grande. Uma mulher de manequim 36, por exemplo, o máximo que consegue perder é 8cm.  

O que é e como funciona o tight lacing/Waist Training? 

O tight lacing ou também conhecido como waist training é o uso diário do espartilho com a intenção de modificar o corpo. Aqui no Brasil é muito raro meninas que reduzem a cintura em medidas extremas. O que a gente vê na maioria dos casos são mulheres que estão a mais de uma década usando calça de cintura baixa e roupas muito ajustadas na parte inferior do corpo e por conta disso acabam adquirindo umas gordurinhas laterais. Aí justamente para afinar a cintura elas usam o corset. Que além de tudo ajuda muito na postura da mulher. 

O corset pode trazer algum problema de saúde?

Muita gente se interessa por esse mundo novo dos corsets, mas é importante o acompanhamento médico, conversar com seu ortopedista de seis em seis meses e conhecer bem o comprometimento do profissional que está te vendendo a peça. Se o uso for feito de forma errada compromete a respiração e a circulação sanguínea se for ajustado em lugares errados.

Meninas menores de 18 anos podem usar? 

No caso das adolescentes, não é completamente impossível elas usarem corset, mas tem que ir ao médico e saber se a formação óssea já está finalizada. Porque se a adolescente usar de forma incorreta pode deformar o corpo.

Com que peças eu posso combinar o corset? 

O corset pode ser usado com uma saia ou até mesmo calça jeans. Depende mais da ocasião que você vai usar a peça. Eu não indicaria para quem trabalha no meio corporativo, afinal, é uma roupa bem sensual, que deixa os seios à mostra. 

É claro que a repórter que vos fala não poderia perder a oportunidade de provar um dos corsets da Sher. Confesso que não é fácil se adaptar a peça de primeira, já que ela fica bem justa ao corpo. Mas, ao mesmo tempo, a nossa feminilidade vem à tona no momento em que nos vemos com o corset. Dá uma olhada: 

Sem mais artigos