Cuidar da pele deve ser um hábito em todas as estações do ano, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Muito sol, cloro, areia e água do mar são inevitáveis e acabam sendo fatores que ajudam a deixar a pele ressecada e opaca. Protetor solar e hidratação são fundamentais, mas existem outras maneiras simples de manter a pele linda. É o que ensina a dermatologista Camila Ciarleglio.

De acordo com ela, a velha receitinha da vovó do chá de camomila não é mito e pode sim aliviar olheiras e hidratar a pele.

“Se a pessoa foi para a praia, ficou exposta ao sol e acabou se queimando uma ótima dica é utilizar um chá de camomila gelado. Você compra o chá em saquinho, concentrado, e deixa na geladeira por no máximo 48 horas. Depois disso você o umedece, pega uma gaze de farmácia embebida com o chá e a coloca sobre a pele. O ideal é fazer o procedimento uma ou duas vezes por dia”, explica.

Outro procedimento simples e que pode ser feito em casa é misturar açúcar com um creme hidratante: “Para fazer uma esfoliação caseira você pode pegar duas colheres de açúcar com uma de hidratante e misturar bem. Feito isso, passe o creme no corpo fazendo movimentos circulares e sem muita pressão. Em sequência entre no banho. A pele fica renovada para aguentar mais uma temporada de sol e, além disso, muito mais sedosa”, ensina a dermatologista.

Camila ainda explica que prestar atenção na temperatura e na frequência em que se toma banho também é importante. A tendência no verão é aumentarmos o número de banhos, o que pode causar um ressecamento maior de pele o que a deixa suscetível a lesões.

“Temos uma camada de gordura natural na pele que nos protege de bactérias, fungos, vírus, e de uma série de outras coisas. Por isso, muitos banhos ao longo do dia, e ainda mais se forem quentes, podem acabar tirando essa camada protetora.”

Confira na galeria acima mais algumas outras dicas de cuidados com a pele para passar o verão com a pele radiante!

Sem mais artigos