O aniversário de Marc Jacbos foi no dia 10 de abril, mas mesmo assim a Vogue holandesa resolveu produzir um editorial para a edição de maio em homenagem à trajetória do estilista na grife Louis Vuitton.

Mas o que era para ser uma homenagem, se tornou uma verdadeira polêmica. Isso porque, para ilustrar as criações de Jacbs das coleções de outono/inverno 2008 e primavera/verão 2009 – inspiradas nos ícones da cultura afro-americana Grace Jones e Josephine Baker, a publicação usou uma modelo branca, que passou por um processo de maquiagem para ficar com a pele negra.

Nas imagens, além do rosto pintado de preto, a modelo aparece usando perucas com cabelos crespos.

Não é a primeira vez que revistas de moda se envolvem com essa mesma polêmica. Recentemente, a revista “Numéro” convocou a modelo americana Ondria Hardinem, naturalmente loira, para posar em um editorial nomeado de “Rainha Africana”, em homenagem a África.

Por este fato, muitos editoriais de revistas estão sendo considerados racistas por muitas pessoas, afinal ao invés de recrutar modelos negras, as modelos brancas são pintadas. Alguns sites, como o “Fashion Bomb Daily”, levantaram a questão de que a indústria da moda está obcecada em transformar modelos brancas em negras.

Confira na galeria acima essa e outras polêmicas no mundo da moda!  

Sem mais artigos