Na última semana, uma mulher se tornou viral na internet ao comparar sua aparência nos provadores das principais lojas de fast fashion da Europa. A diferença é tão grande que fomos fazer o teste aqui no Brasil. E concordamos com ela: luz é tudo. Mas, além disso, o tamanho do espaço também interfere na percepção de nós mesmos diante do espelho.

Veja diferença entre provadores

Já reparou que os espelhos dos provadores são de dois tipos, finos e colados direto na parede ou fixados em uma estrutura que os deixa uns 10 centímetros a frente? A diferença disto é como a iluminação se encaixa aí. Geralmente, eles tem uma luminária normal no centro do teto ou luzes verticais nas laterais do espelho. No segundo caso, as lâmpadas podem ficar atrás dele e você nem consegue vê-las.

Outra opção é quando elas ficam à vista e são protegidas com lustres opacos. Isto melhora bastante o reflexo, deixa iluminado na medida e disfarça melhor as imperfeições. Ou seja, são os melhores provadores!

Quanto ao tamanho, os espaços mais compridos deixam o reflexo consideravelmente melhor. Os muito apertados fazem os defeitos ficarem muito perto, né?

Tudo isto parece besteira, mas obviamente gostar do que vê no espelho aumenta as chances de compra. Uma pesquisa da consultoria inglesa Envision Retail concluiu que os clientes que chegam ao provador e não ficam só dando aquela olhadinha pela loja tem 71% mais chances de comprar. E, uma vez lá dentro, é hora de lucrar.

“Como uma peça de roupa cai no corpo do cliente e faz ele se sentir é um momento crítico de venda, por isso o provador é onde a mágica acontece. É o melhor lugar para conquistar a confiança e lealdade do consumidor”, explica Deborah Weinswig, especialista em vendas e inteligência de mercado ao site da Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos.

Como ali é o espaço “sagrado” para a marca influenciar o comprador, uma cartilha do Sebrae-SP ensina que cuidar da climatização dos provadores é primordial. “Atenção redobrada à iluminação e climatização do ambiente: como decisões importantes ocorrem neste local, nada deve interferir”. E completa: “utilize um foco de luz para iluminar o rosto do cliente e outro na parte de trás do espelho, pois melhoram a percepção dos produtos. As lâmpadas devem manter as cores originais dos produtos. Evite as econômicas ou fluorescentes. Sempre que possível, os provadores devem ser espaçosos, permitindo a presença de mais de uma pessoa”, explica a cartilha.

E qual a fórmula para, segundo os especialistas, fazer deste local o ambiente perfeito para vender? A holandesa Jennifer Hengevelt, da University de Twente, conversou com mais de 200 pessoas entre 18 a 62 anos para sua tese e concluiu que o provador preferido dos compradores é aquele que tem dois ou três espelhos e focos de luz tanto no teto como na frente.

Todos estes detalhes são pensados para fazer você se sentir confortável na loja e na roupa, confiante, seguro e, consequentemente, com vontade de comprar e “transportar” todas estas sensações dentro da sacola. Que tal começar a reparar como se sente nestes espaços e como eles influenciam sua decisão de levar ou não o produto para casa?

Testamos os provadores de 12 lojas

Provador grande com dois espelhos que ocupam quase todas as paredes. Luzes verticais em luminárias opacas
O provador que vem com photoshop na pele, né não? Ele é comprido e bem claro, já que tem luz central no teto e verticais atrás do espelho
O provador quadrado tem espelhos em duas paredes e luzes nas laterais. A percepção fica bem diferente em cada um dos espelhos, mas nenhuma tão boa assim!
A loja esportiva tem uma um espelho pequeno e estreito e uma luz central no teto
O ambiente dos provadores é muito claro! O espaço é grande e tem uma luz forte no teto
A rede de fast fashion americana mais famosa tem vários lustres no teto. O mais forte é no centro, mas tem um menor direcionado bem para o rosto do cliente
O corredor dos provadores é claro, mas dentro é o mais escuro que fotografamos. É comprido, o espelho é pequeno e mais fino e as luzes verticais atrás do espelho são bem fracas. É o que mais deu a impressão de afinar!
Provador claro com luz forte e branca no teto
Tem três espelhos com luzes verticais fortes entre eles. Mas o provador é pequeno, então o efeito fica bem desperdiçado
Provador espaçoso e luzes mais amareladas
O provador é largo com luz central e luzes na frente do cliente
Provador bem escuro com papéis de parede e com pouca luz atrás do espelho. Apesar de apertado e

 

 

Espelho de provador de loja afina? Testamos vários e contamos como influenciam a compra

Sem mais artigos