De segunda-feira (15), até a sexta (19), milhares de fashionistas, celebridades, jornalistas, fotógrafos e curiosos circularão pela Marina da Glória, na região central do Rio de Janeiro, para conferir o que reserva o verão carioca 2013-2014 no Fashion Rio, segundo maior evento de moda do Brasil.

Orquestrando desfiles de 25 marcas consagradas e o prêmio Rio Moda Hype – que exibe cinco vencedores de um concurso de novos criadores – além da apresentação de uma ONG de confecção de moda, o evento está de volta à Marina da Glória após quatro anos no Píer Mauá (zona portuária da cidade).

Entre as tendências, a floresta tropical é um conceito forte citado por marcas como a criativa Alessa (Migani) e a Äuslander. Famosa pela ousadia, Alessa, que na última temporada apostou na sobriedade e no minimalismo, elege agora estampas com imagens de animais selvagens, fauna e flora, abusando das “cores radiantes”, como a própria marca informou em comunicado.

O espírito aventureiro também está em alta nesta edição. A mulher do próximo verão é a perfeita “cidadã do mundo” para marcas como o Cantão, que escolheu o tema “4 Cantos” e vai pintar com um “caleidoscópio de cores” as emoções de rodar o mundo em peças de formas fluidas e esvoaçantes, mas também “exatas e estruturadas”.

No mesmo clima, a TNG carimba o passaporte para a Índia e se inspira no festival hindu Holi, ou Festival das Cores, em que uma multidão se diverte lançando pó colorido pelas ruas.

A Äuslander, por sua vez, viajou no espaço e no tempo para dar um mergulho nas nostálgicas piscinas californianas dos anos 1960, enquanto a Salinas, badalada marca de moda praia, deixa as estampas tradicionalmente brasileiras de lado para beber no charme do verão mediterrâneo na coleção Dolce Vita.

Nessa volta ao mundo em cinco dias, a grife Filhas de Gaia homenageia as mulheres sedutoras dos campos de polo da Andaluzia, na Espanha, valorizando uma latinidade nada caricata e muito feminina, com flores, babados, corpetes e calças pantalonas.

Mas outros conceitos, como a a miscelânea geográfica do Rio (Espaço Fashion) e até o futurismo baseado em estudos de neurologia (OEstúdio) também têm lugar na semana de moda carioca.

Já a veterana estilista de moda praia Lenny Niemeyer e Andrea Marques apostaram no minimalismo, tanto de formas como de estampas: enquanto Lenny abusou do branco e optou pela mesma matéria prima em todas as peças, Andrea elegeu as estampas gráficas.

Na cartela de cores, destaques nítidos são a dupla preto e branco, quase onipresente, os vermelhos (coral, melancia e terrosos) e os verdes (bandeira, floresta, pistache); mas outras tonalidades surgem pontualmente, como o fúcsia e o rosa, o azul, o laranja e o cinza.

Os convidados assistirão, ainda, a uma apresentação-homenagem da ONG Apoena, marca coletiva com viés social de Brasília, que escolheu como tema os 50 anos de Mônica, personagem das histórias em quadrinhos de Mauricio de Souza; além de dois desfiles externos: Blue Man (em Botafogo) e Patrícia Vieira (que exporá a coleção, toda em couro, na sua loja no Leblon).

Além da localização, outras novidades devem temperar o caldeirão da moda. Uma delas é o line-up incrementado, com as estreias da marca Maria Filó – que deixou o evento paralelo Fashion Business – e da paulistana Iódice, que migrou da São Paulo Fashion Week para o calendário carioca. 


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Fashion Rio Verão começa na 2ª feira com ode à estrada e muito preto e branco