Figurinos de Gogoia Sampaio


Créditos: TV GLOBO Renato Rocha Miranda

A novela é uma das principais difusoras de tendências de moda do Brasil e esse mérito faz jus ao processo minucioso que envolve a composição do estilo de cada personagem. Nesse assunto, Georgia Melina Ferreira Sampaio, mais conhecida como Gogoia Sampaio é mestre. A figurinista é a mente por trás dos brilhos e paetês da Chayene (Cláudia Abreu) e de todo o elenco de Cheias de Charme, atual novela das 19hrs da Rede Globo que caiu na graça do público e de muitos fashionistas também. O Virgula Lifestyle conversou com ela sobre sua trajetória e como funciona os bastidores da criação de tantos looks de sucesso.

Gogoia é carioca, entrou para a faculdade de psicologia, mas decidiu abandonar o curso e logo cedo ingressou em produções de TV. Sua carreira foi impulsionada por nomes como Marília Carneiro, outra consagrada figurinista da Globo, para quem trabalhou de assistente, acompanhando os bastidores de novelas como O Dono do Mundo (1991) e Explode Coração (1995). 

Não demorou muito para assumir pela primeira vez o cargo de figurinista titular, na novela Salsa e Merengue (1996). Na trama, um dos grandes destaques foi o figurino da personagem Teodora, interpretada por Débora Bloch. E Gogoia não parou mais. Viu o Projac ser levantado e seu trabalho ser aprimorado em virtude das novas tecnologias disponibilizadas. 

No seu currículo, muitos personagens de sucesso que tiveram looks copiados por todos os cantos do Brasil. Entre as novelas: Estrela-Guia (2001), Sabor da Paixão (2002), Da Cor do Pecado (2004), Belíssima (2005) e Passione (2010), além de especiais de fim de ano e programas de humor e, claro, o hit do momento: Cheias de Charme (2012). 

Veja a entrevista com a expert abaixo e entenda um pouco como funciona o trabalho de uma figurinista. 

Virgula Lifestyle: Como funciona o trabalho de uma figurinista de novela? 

Gogoia Sampaio: Recebemos a sinopse que tem a história com o perfil dos personagens. O diretor traça a diretriz e, depois disso, o figurino mergulha neste universo. 

VL: Quantas pessoas em média compõem a equipe de estilo de uma novela?  

GS: É variável, cerca de 10 pessoas. Mas, geralmente, na hora de compor o personagem, temos uma equipe maior e esse número tende a diminuir quando a novela estreia. 

VL: Como você consegue deixar seu gosto pessoal de lado para compor um personagem? 

GS: Na verdade o meu olhar está inserido em cada nova produção, mas sempre respeitando, é claro, o universo de cada personagem e suas características próprias. A partir daí, eu penso, junto com minha equipe, como vamos compor esses personagens, levando em consideração a época em que estão inseridos e as referências que criamos.  

VL: Que tipo de situação pode atrapalhar o trabalho de uma figurinista? Existem atrizes que palpitam mais do que deveriam?  

GS: O meu trabalho é o resultado de uma parceria que começa com os autores, passa pela direção e chega aos atores. Com uma equipe alinhada, não há como ter problemas. Com a Claudia Abreu (Chayene), por exemplo, eu já tinha trabalhado antes, o que facilita bastante. Quando soube que ela seria a Chayene, já sabia o que funcionaria bem nela.  Quando a Cacau chega é uma pessoa e quando sai do camarim é outra, totalmente montada e cheia de brilho!  

VL: Muitas vezes as peças usadas nas novelas não são feitas pela equipe, certo? Como se dá a inserção das grifes no figurino?

GS: Eu tenho uma lista de mais de 100 fornecedores. São Paulo e Rio de Janeiro são grandes polos, mas procuro pesquisar todo o Brasil. Em ‘Cheias de Charme’ tenho uma grande parte das roupas confeccionadas no Projac. 

VL: Para onde vão as roupas/acessórios quando termina a novela? 

GS: Para o acervo da TV Globo, ou são devolvidas para os seus fornecedores. 

VL: As roupas/acessórios são “emprestadas” de uma novela para a outra?

GS: Não, cada novela tem o seu próprio acervo. E a Rede Globo tem um grande acervo aonde ficam à disposição de todos as peças não utilizadas nas outras novelas. 

VL: Cite algumas personagens (e a novela referente), com as quais você trabalhou, que mais conquistaram o público com seus looks. 

GS: Em 2001, os modelos hippies da novela ‘Estrela Guia’ e em 2005, os vestidos compridos usados pela personagem de Cláudia Abreu em Belíssima. Agora a história se repete com a Cláudia Abreu interpretando Chayene, o look dela é um sucesso! E engana-se quem pensa que as pessoas não se vestem como Chay, basta um olhar apurado e veremos algumas Chayenes espalhadas por aí. O Fabian, personagem do Ricardo Tozzi também. O estilo dele é bem atual e, eu queria que as pessoas quisessem usar o que ele usa… Acho que isso está acontecendo.  E as Empreguetes, que estão apenas começando a mostrar seus looks variados e modernos, mas já têm chamado bastante atenção.

VL: Qual caminho você indica para uma pessoa que deseja trabalhar nessa área?

O estudo, em primeiro lugar. E hoje em dia tem boas faculdades ligadas ao estilo e à indumentária.


int(1)

Figurinista de "Cheias de Charme" conta como funciona seu trabalho nas novelas

Sair da versão mobile