Ícone do mundo da moda, o estilista Yves Saint Laurent completaria nesta sexta-feira (01) 77 anos. Falecido em 2008, a trajetória do designer começou cedo, aos 17 anos, na maison Christian Dior.

Nascido no ano de 1936, na cidade do litoral mediterrâneo da Argélia, Orã, foi o primeiro estilista a colocar nas passarelas o le smoking, versão feminina do mais masculino dos trajes da época. Desta forma, Yves Saint Laurent colaborou na luta das mulheres pela igualdade entre os sexos.

O designer ainda aproximou a indústria de um estilo étnico e global através de vestidos em A, transparências, jaquetas militar. Sua trajetória começou cedo, aos 17 anos, na maison Christian Dior. Dois anos depois foi promovido ao cargo de assistente do fundador da grife.

Com a morte de Dior, em 1957, Yves Saint Laurent, com apenas 21 anos de idade, assumiu a criação da marca e lançou a celebrada coleção trapézio – composta de vestidos de ombros estreitos, corpete semiajustado e saia evasê.

Quatro anos depois, em 1961, o estilista resolveu seguir carreira solo e abriu sua própria grife, a Yves Saint Laurent. Um verdadeiro sucesso, seus tailleurs, paletós e camisas soltas conquistaram tanto a crítica, que lhe renderam o apelido de Príncipe da Moda.

Um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX, o estilista ainda se aventurou no mundo das fragrâncias, lançando seu primeiro perfume, Y, logo em 1964.

Yves Saint Laurent é conhecido como o mestre da elegância por isso, não é surpresa que as suas produções sejam usadas até hoje por famosas. Algumas celebridades são fãs de carteirinha do estilista como Katy Perry, Michelle Williams, Evan Rachel Wood, gêmeas Olsen, Salma Hayek, entre muitas outras.

Esse ano chegou ao Brasil dois filmes que contam a trajetória do designer, suas histórias de amor e ainda seus momentos mais sombrios.

Veja na galeria acima imagens do estilista! 

Sem mais artigos