Neste domingo (28) a atriz francesa Brigitte Bardot completa 80 anos. Sendo um dos maiores sex simbols durante as décadas de 50 e 60 e eleita pela revista Time um dos 100 nomes mais influentes da moda, sua marca registrada, pelo menos na maquiagem, era o olho com delineador de gatinho.

Charmosa e cheia de naturalidade, o make que usava logo se tornou um ícone, que é reinventado até os dias de hoje. Pensando nisso, o Virgula Lifestyle conversou com Anderson Bueno, que já maquiou famosas como a cantora Claudia Leitte e a apresentadora Marília Gabriela, e descobriu como fazer nos dias atuais a maquiagem eternizada pela artista.

Pele

“Apesar dela ser europeia, sua maquiagem sempre teve um tom levemente bronzeado”, comenta Anderson, que também ressalta a importância de fazer uma pele bem bonita para fixar a maquiagem.

Sua pele parecia exalar saúde e luminosidade, e mantinha também um aspecto bastante natural. Por isso, o maquiador destaca que a maquiagem não pode estar muito carregada: “O ideal é passar um filtro tonalizante, pouco pó e uma base mais fluída“.

Blush

Assim como a pele, a intenção aqui é dar a impressão de que você acabou de sair da praia, mas, novamente, sem. “O blush deve ser de tom acobreado e o ideal é passar levemente abaixo da maçã do rosto, e não propriamente nela”, explica Anderson. Então já sabe, nada de exagerar pra não ficar parecendo uma palhaça!

Olhos

Os olhos são o mais importante da maquiagem, você deve dar toda a atenção a eles. A sombra, de acordo com o maquiador, deve ser leve, num tom bege acobreado, sem ser muito chamativo, afinal, “o foco do olhar é o delineador gatinho”.

Para fazer esse delineador, ele recomenda aplicá-lo do canto externo para o interno do olho, deixando a parte externa um pouco mais grossa e a interna, mais fina. “Ele pode ser feito tanto com delineador líquido, quanto, nos casos de pessoas que não têm tanta prática com o delineador, com lápis, que é mais seco”.

Para levantar o olhar, Anderson recomenda puxar o cantinho na direção da sobrancelha, para não deixar o olhar triste, que é o que acontece com o traço. Ele também nos ensina truquezinho ótimo para quem não tem confiança na hora de fazer esse traço ou possuí uma pálpebra um pouco mais caída: “Uma dica é usar um cartão, que marca o espaço entre o olho e a sobrancelha”. Para finalizar, basta abusar da máscara para cílios.

Boca

Os lábios de Brigitte Bardot possuíam um aspecto volumoso e natural, que eram uma das características pelas quais a loira era considerada tão sensual. Para reproduzi-los, Anderson Bueno nos ensinou que delineadores labiais são melhores que batom. “Você deve aplicar um delineador labial que seja de uma cor bastante próxima da dos lábios, com o contorno levemente para forado natural. Depois é só você pintar, com o próprio delineador, o lábio todo”.

Sem mais artigos