Antigamente, o aparelho ortodôntico servia apenas para corrigir a posição dos dentes. Hoje, tem sido encarado como adorno em algumas partes do mundo. Na Tailândia, na Indonésia e na China, muitos recorrem a aparelhos de mentirinha porque acreditam que ele agrega estilo e status ao visual.

O estereótipo de que aparelho ortodôntico é coisa de nerd não existe mais. Pelo menos não na Ásia onde ele, inclusive, se tornou tendência de moda. Aparelhos são caros e, para os adolescentes de lá, atribuem status a quem os utiliza. Os jovens, então, decidiram utilizar aparelhos falsos, que custam menos de 10% dos originais e podem montar em casa.

 

Na adolescência, confusos e inseguros, os jovens acabam cedendo a alguns modismos para se auto-afirmar. Talvez seja o caso da perigosa onda dos aparelhos.

Perigosa porque, segundo o site Oddity Central, uma tailandesa de 17 anos sofreu as consequências dessa moda. Contraiu uma infecção na tireoide e teve uma parada cardíaca fatal. Estudos mostraram que a composição do produto leva chumbo, o que fez com que os aparelhos falsos fossem proibidos no país, com punições de até seis meses de prisão.


int(1)

Nova tendência entre jovens é usar aparelho dentário de mentirinha

Sair da versão mobile