O CFDA, órgão que reúne os principais estilistas dos EUA, lançou um manifesto em defesa da criatividade e design original, se posicionando contra as cópias que invadiram a moda.

O kit, que conta com um pôster e uma carta escrita pela estilista Diane von Furstenberg (presidente da instituição), foi distribuído em estúdios, escritórios e escolas de design, e deve circular durante a Semana de Moda de NY que começa no dia 8 de setembro.

“O design começa com criatividade, então criamos este manifesto como um lembrete pelo respeito à propriedade legítima das ideias. O CFDA acredita que a proteção pela propriedade intelectual dos designers começa com cada um de nós, e este manifesto é um lembrete de que o original sempre ganha. Prenda-o no seu espaço de criação e seja orgulhoso de quem você é”, diz a carta.

Steven Kolb, CEO do conselho, ainda completa: “todos os designers têm o direito pela proteção da sua criação e só o criador original deveria lucrar com sua criação. Assumir o trabalho de alguém para si é errado e tira do criador o justo retorno sobre seus investimentos”.

VEJA MAIS: eBay e grandes grifes no combate à pirataria

VEJA MAIS: Listras da Prada inspiram modelito em loja de departamento brasileira

Falando em cópias… Depois da onda da Prada, agora tem um vestido laranja da Miu Miu que foi parar na coleção da grife Mango. A peça faz parte da coleção de inverno 2012 da Miuccia Prada e custa 4.105 dólares.

Já a versão “inspirada” da Mango, pode ser encontrada no Net-a-Porter por menos de 69,90 dólares! Logo mais, surgem outros parecidos por aí.

Da esquerda para direita: vestido Miu Miu na capa da Vogue, vestido Miu Miu e Vestido Mango inspirado na Miu Miu


int(1)

Órgão americano da moda lança manifesto contra cópias