Frequentemente os desfiles trazem algumas peças que logo levantam aquela velha frase de alguns expectadores: “Isso é moda só de passarela! Imagine se dá para colocar uma coisa dessas e sair na rua!”. Bom, quem entende um pouquinho da área, sabe que muitas coisas que aparecem nos desfiles são conceituais, fazem parte do processo criativo do estilista, servindo de porta de entrada para alguns elementos que estarão presentes na coleção. No entanto, já faz um tempinho que algumas coisas julgadas apenas conceituais, estão dando pinta em alguns guarda-roupas. Vamos falar aqui especificamente dos volumes, focando naqueles mais delimitados, que aparecem em mangas, ombreiras, saias e blusas.

Um ótimo exemplo para ilustrar, é o desfile da coleção Verão 2012 da Givenchy. A grife não poupou tecidos e apostou em terninhos, saias, vestidos e blusas com estruturas saltando da peça e dando um volume bem aparente, mas usável. No quesito saias e vestidos, as passarelas sempre usam e abusam do “efeito bolo de festa”, bem rodado mesmo, como também fez a Chanel e a Louis Vuitton na coleção Verão 2012. E não precisa aparecer uma premiação de Oscar para algumas famosas adotarem o estilo. Sarah Jessica Parker é o puro exemplo!

Agora, se tem um item que veio com força total em 2011 e ainda promete em 2012, são as ombreiras. Na passarela, ela vem de inúmeras maneiras, algumas delas só mesmo a Lady Gaga para encarar, outras se adaptam no dia a dia de muitas mulheres, das mais discretas, às mais ousadas. No mesmo rumo, tem também a manga bufante, que aparece muito em camisas e vestidos. 

Seja qual for o volume que você for adotar, a dica para não errar é equilibrar o look. Se quiser dar destaque para as mangas e ombreiras, invista em uma parte de baixo mais sequinha. Já se a ideia é caprichar no volume da saia, prefira as blusas mais justas. Essa regra básica, evita que se ganhe uns quilinhos a mais na produção. Mas se tratando de mulheres muito magrinhas, é possível dar uma escapada e apostar em dois volumes, só não vale reclamar caso alguém a confunda com um bolo.

Veja na galeria alguns exemplos!



Sem mais artigos