Mesmo quem adota o ritual diário de limpar corretamente a pele – lavando duas vezes ao dia com água fria e sabonete neutro ou com ácido salícilico – não está livre do aparecimento de cravos ou espinhas. E quando eles aparecem, nada melhor do que disfarçar para resistir à tentação de cutucar e ainda dar um upgrade na auto estima. 

A dermatologista Magda Expósito, que é membro da Sociedade Brasileira de Cosmeotologia indica um passo a passo antes, durante e depois da aplicação do make para garantir que nem os produtos nem o processo agravem o quadro de acne das adolescentes.

Antes de aplicar a maquiagem, limpe a pele com um demaquilante sem óleo (no rótulo vem escrito Oil Free) para remover as impurezas. Com um pincel, aplique uma pequena quantidade de Primer Facial (o tamanho de duas ervilhas é o suficiente para cobrir a pele do rosto). Esse produto ajuda a uniformizar a pele, diminuindo o brilho. Onde houver espinhas, use uma pequena quantidade de corretivo secativo. Em seguida, aplique a base ou o pó compacto não comedogênico, que é o indicado para peles acneicas. As maquiagens à prova de água devem ser restritas ao olhos (como é o caso de rímeis).

Para remover o make, use o mesmo demaquilante oil free, que pode ser lavado com água fria e sabonete neutro. Evite dormir com a maquiagem, pois isso pode obstruir os poros e promover o aparecimento de cravos e espinhas. 


int(1)

Saiba como se maquiar sem prejudicar a pele e piorar a acne