Um par de sapatos com mais de 300 anos que pertenceu à excêntrica rainha da França, Maria Antonieta, acaba de ser leiloado em Toulon na França por 57 mil dólares (cerca de R$103 mil). O mule de seda branca de Maria Antonieta, originalmente parece ter possuído fitas tricolores e supostamente foi usado por ela durante a Fête de la Fédération em 14 de julho de 1790.

Maria Antonieta entrou para a história por ter animado Versalhes com festas, jogos, vestidos sofisticados, penteados diferentes e sapatos, muitos sapatos!  Segundo Caroline Weber, escritora do livro “Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução” o jeito de Maria Antonieta reagir era manipular sua aparência. “Ela usava a moda como um instrumento político, como forma de aumentar ou sustentar sua autoridade em momentos em que ela parecia estar sob risco. Por meio de novas roupas, sapatos e penteados, a rainha se impôs, colocando-se acima de qualquer mulher francesa”.

Maria Antonieta foi guilhotinada em 16 de outubro de 1793 durante a Revolução Francesa, três anos após ter usado os sapatos (número 35) leiloados na França.

Sem mais artigos