Nesta quinta-feira (14), o Mega Drive completou 25 anos de seu lançamento nos Estados Unidos. Para celebrar a data, selecionamos as 10 trilhas sonoras mais inesquecíveis desse console, que mostrou que mesmo com um processador de som simples era possível fazer coisas muito bonitas e marcar uma geração.

10. Golden Axe – Uma trilha sonora inesquecível. Praticamente o Game of Thrones da era do 16 bit. Quando isso aqui começava a tocar, você sabia que tinha que se preparar para uma batalha épica. Jay-Z, um dos rappers viciados em videogames, “roubou” o “Theme of Thief” e colocou em “Money, Cash, Hoes”.

9. Ecco the Dolphin – Um jogo sinistro e misterioso no qual você comanda um GOLFINHO. A trilha tem momentos de tristeza e passagens relaxantes, talvez ideal para meditação ou algo do tipo. Goste do estilo ou não, é inegável que Ecco the Dolphin traz uma grande compilação de músicas.

8. NBA Jam – Mais uma trilha sonora cheia de groove, combinando muito bem com o tema desse jogo perfeito. Dava vontade de demorar para escolher o time apenas para ficar curtindo essa vibera.

7. Super Monaco GP – Smooth jazz para sintonizar em alguma rádio no carro, subindo a Ilha Porchat num dia de sol. Dá pra ouvir durante horas e horas sem cansar.

6. Revenge of Shinobi – A música deste game também é de Yuzo Koshiro (Streets of Rage), o que só prova que ele era o grande mestre das trilhas na era dos 16 bit. É só dar o play nessas músicas e imaginar um filme cheio de ninjas assassinos na sua cabeça.

5. RistarRistar é o melhor exemplo de que o processador de som do videogame da Sega era capaz de ir além da sonoridade metálica da maioria dos jogos. “Ice Scream” é a prova de que a trilha deste jogo muitas vezes não ficava devendo nada ao Sonic.

4. OutRun – Uma combinação perfeita de jazz funk com o processador de som 16 bit é o melhor acompanhamento para este game cheio de praias ensolaradas, dando um rolê de caranga com a mina ao lado num fim de tarde. Acelere, mas não muito e bitch, don´t kill my vibe.

3. Sonic – As trilhas dos jogos do Sonic eram tão boas que fica impossível escolher um só game para colocar nessa lista. Músicas cheias de nostalgia, emoção e grooves. O negócio era tão bom que até o Michael Jackson escreveu parte da trilha do Sonic 3, mas sem os créditos, pois ele não gostou do resultado final no processador de som da Sega.

Uma música de cada um dos três Sonics com as melhores trilhas sonoras:

Sonic 1

Sonic 2

Sonic 3

2. Toejam & Earl – O compositor John Baker disse que a maior inspiração para a trilha sonora desse jogo foi o disco Headhunters, de Herbie Hancock. E é só escutar dois segundos de “Funkotronic Beat” para perceber essa influência. Uma das coisas mais divertidas a sair do processador de som do Mega Drive. Combinando perfeitamente com um game cheio de funk e groove.

1. Streets of Rage – Impossível colocar outra trilha sonora como a melhor da história do Mega Drive. O compositor Yuzo Koshiro fez um ótimo trabalho, praticamente copiando o disco Dreamland inteiro, do Black Box, e o resultado é uma pancada de house em 16 bit atrás da outra. Além de ser uma música extremamente excitante para um game desse tipo, é o som que marcou uma época.

Sem mais artigos