Pense em contemporâneos como Amy Winehouse, Kanye West, Beyoncé, Chris Brown, Justin Timberlake. A lista é longa, praticamente sem horizonte. Todos que bebem de alguma forma na fonte do DNA da música pop negra têm eterno débito com a Motown. Foi em 1959 que a gravadora de Berry Gordy Jr. surgiu em Detroit, Michigan, deixando na indústria fonográfica, pelas décadas seguintes, lembranças indeléveis com seu som bem peculiar, que a consagrou como mais importante marca da linha do tempo da música pop norte-americana.

Antes mesmo do surgimento do hip hop, a Motown já empunhava a bandeira da black music e tomava conta das paradas norte-americanas. Apenas entre 1964 e 1967, a gravadora emplacou 14 singles no topo dos principais rankings de sucessos. Em 1966, 75% dos lançamentos da Motown entraram nos charts. No total, de 1961 a 1971, a gravadora conseguiu emplacar nada menos que 110 músicas no top 10 ianque.

Tal repercussão massiva favoreceu o status da Motown como precursora de gêneros como disco, R&B e mesmo soul, além de ter sido uma das primeiras gravadoras pop que discutiram também assuntos relacionados à política, de regra com uma boa dose de lirismo no pacote.

Muito antes de Spice Girls, Pussycat Dolls e Destiny’s Child reforçarem ainda o formato de grupos de vocalistas meninas, ícones como The Supremes, de Diana Ross, e Martha & the Vandellas, fundavam as bases do movimento “girl power” via Motown. Tinham vocais impecáveis e figurinos, coreografias e cabelos estilosíssimos, visionários para a época. Michael Jackson foi também revelado pela gravadora, junto a seus irmãos do Jackson 5, além de Steve Wonder.

Na ocasião do cinquentenário da Motown, celebrado ontem, sugerimos um passeio por essa trajetória de sucessos. A seguir, ouça as originais e alguns dos principais covers e canções inspiradas ou que sampleiam cinco criações de artistas da gravadora. Som na caixa.

A original
The SupremesYou Keep Me Hangin’ On (1966)

As rebentas
Mark Ronson feat. Daniel MerriweatherStop Me, que inclui trecho de You Keep Me Hangin’ On (2007)

Blake Lewis – You Keep Me Hangin’ On (2007)

A original

Marvin GayeLet’s get it On (1973)

As rebentas
N.W.A8 Ball (1987), que sampleia Let’s Get it On

Michael Jackson canta Let’s Get it on

Jack Black canta Let’s Get it On no filme Alta Fidelidade

A original
The Four TopsI Can’t Help Myself (1965)

As rebentas
The SupremesI Can’t Help Myself (1966)

Dolly PartonI Can’t Help Myself (1984)

A original
The TemptationsMy Girl (1965), sucesso do filme Meu Primeiro Amor

The Mamas and The PapasMy Girl (1967)

Michael JacksonMy Girl (1972)

A original
Rick JamesSuper Freak (1981)

A rebenta
MC HammerU Can’t Touch This (1990)


int(1)

50 anos de Motown fazem lembrar Supremes, Temptations e outros ícones