A.A. Williams anuncia novo álbum e lança o single/vídeo “Evaporate”

A.A. Williams anunciou seu aguardado segundo álbum, As The Moon Rests, lançado em 7 de outubro pelo selo Bella Union e disponível para pré-compra/save aqui. Para celebrar o anúncio, a A. A. Williams compartilhou um intenso e belo vídeo do single principal “Evaporate” dirigido por Fraser West.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

“Tradicionalmente, seu segundo álbum é a preocupação; onde há o peso da expectativa”, afirma A.A. Williams. “Mas devo criar música que me agrada, e tive mais tempo neste disco; senti mais confiança e convicção. The Moon Rests é ao mesmo tempo mais pesado e suave, há mais textura e peso, e um conjunto de cordas. É Forever Blue vezes dez”!

Lançado em julho de 2020, Forever Blue foi o álbum de estréia da cantora-compositora londrina, uma caminhada brilhantemente dramática, única e íntima no lado escuro que fundiu tons ousados e latentes de pós-rock e pós-clássico. Por sua vez, foi glacial e vulcânico, alegre e violento, através de momentos de volume calmo e explosivo desarmante, igualmente atrativo para os campos de rock alternativo e metal.

“As mudanças entre momentos de grande drama e tensão silenciosa apontam para seu parentesco com Chelsea Wolfe e PJ Harvey”, declarou Uncut. “Agitado e evocativo… As chances de uma estréia mais tensa e totalmente formada este ano são praticamente nulas”, contou o Metal Hammer.

Como afirma Williams, As The Moon Rests amplifica a escala de suas ambições, como ela mostra em ‘Evaporate’, a primeira faixa lançada do álbum. Ela vem com um vídeo que encarna as tensões emocionantes do mundo de Williams, onde as emoções caminham em uma fina linha entre o controle e o caos. Da mesma forma, o impacto da voz profunda de William e das letras que fazem todas as perguntas existenciais certas durante todo o “As The Moon Rests”: quem sou eu? O que eu posso mudar? O que eu não posso mudar?

Forever Blue já havia colocado em movimento a busca de auto-aperfeiçoamento de Williams, mas a pandemia apresentava mais desafios. Como Forever Blue estava prestes a ser lançada, ela começou a postar vídeos solo – versões de capa sugeridas por seus fãs, tais como ‘Creep’ de Radiohead, ‘Into Your Arms’ de Nick Cave e ‘Be Quiet and Drive’ de Deftones, alinhados para caber em seu próprio som e visão crepuscular. Songs From Isolation, como ela a chamou, “foi uma experiência positiva para focar através dos relatos avassaladores de más notícias. E eu pude dialogar com meus ouvintes”.

Songs From Isolation posteriormente se transformaram em um álbum de nove faixas de capas, um documento definido e emocionante de solidão e fortaleza. Em seguida veio arco, uma reimaginação do EP de estreia de Williams (auto-intitulado) para voz e cordas justas. Ela tinha tocado as partes de cordas (assim como guitarra e piano) em Forever Blue, mas aqui ela escreveu os arranjos para um conjunto de dez peças, transpondo o ritmo e a parte baixa de uma banda de rock para harmonias elegantes.

O conjunto de cordas retorna para As The Moon Rests, reforçando as dimensões cinematográficas do álbum e sublinhando o drama palpável da busca de Williams para forjar um caminho mais libertador. “Tínhamos melhor equipamento, e mais experiência à mão”, diz Williams. Quando eles terminaram, As The Moon Rests cronometrou em 62 minutos. “Eu esperava tirar algumas gravações depois de terminarmos, mas o consenso era que tudo estava bem, e funcionava como uma coleção”.

O álbum tira seu título da faixa de encerramento. “Para mim, ‘As The Moon Rests’ saltou como evocando uma mudança de direção na letra da música”, explica ela. “É uma canção de amor, não necessariamente romântica, mas entre duas pessoas com um laço inabalável”. Parecia pungente e proeminente o suficiente para funcionar como o título”.

Esse vínculo inabalável poderia existir igualmente entre duas partes conflitantes de mim mesma. “A maior parte do texto de Forever Blue era bastante isolada”, lembra ela. “Eu estava tentando me entender, tentando curar, ou erradicar partes de mim mesma. Mas percebi que se você remover coisas, você pode remover partes de sua personalidade também. Você só precisa aprender a administrar as coisas, a ser mais gentil consigo mesmo. É tudo uma jornada, uma progressão”.

Williams prefere não especificar quaisquer incidentes, gatilhos ou memórias por trás de cada canção individual. “É tudo parte de um arco dominante”, diz ela. “Com uma visão a posteriori, algumas canções eu descubro coisas, outras eu desapareço em um buraco”. Por exemplo, em ‘Evaporate’, estou tentando esconder alguns pensamentos complicados, que poderiam simplesmente explodir. Outras vezes, fico mais relaxada. Na maioria das vezes, a escrita é mais retrospectiva, não sobre o aqui e agora. A letra é o lugar onde eu descubro as coisas”.

Agora Williams e sua banda ao vivo – Thomas Williams, Wayne Proctor e o multi-instrumentista Matthew de Burgh Daly – conseguem fazer uma turnê adequada em apoio ao álbum, uma vez que o lockdown na pandemia significou que seu primeiro show sendo headliner no South Bank de Londres no início de 2020 se tornou seu último por mais de um ano, até uma breve turnê no outono de 2021 que pelo menos lhes deu a chance de comungar com os fãs e sentir o calor branco e a chama da apresentação.

Em agosto deste ano, eles abrirão para a banda japonesa de post-rock MONO, colaboradores da Williams para o single ‘Exit in Darkness’; em setembro, para lançar o As the Moon Rests, vem seu maior show sendo headliner até agora no Queen Elizabeth Hall de Londres. Em seguida, Williams fará sua primeira turnê abrangente: 6 semanas pelo Reino Unido e Europa, levando em 34 espetáculos em mais de 12 países. A viagem de Williams pode ter sido atrasada por eventos, mas em todos os outros aspectos, tudo o que culmina em As The Moon Rests é prova incontestável de que ela continua a construir e prosperar.


int(1)

A.A. Williams anuncia novo álbum e lança o single/vídeo "Evaporate"

Sair da versão mobile