Apesar de ícones do pop britânico e queridinhos dos ingleses, a banda The Charlatans, uma das principais atrações do festival Abril Pro Rock, não tem toda essa fama no Brasil.

Pela primeira vez em solo brasileiro, os cinco rapazes de Manchester (cidade industrial ao norte da Grã-Bretanha) se apresentam no dia 21 de abril em Recife (PE) e em São Paulo no dia 22. Outras atrações da décima edição do festival originalmente nordestino serão o grupo The Mission e Stephen Malkmus, ex-líder do Pavement. O The Charlatans pode ser considerado um sobrevivente, já que surgiu ao lado de bandas hoje já extintas e não menos famosas — mas igualmente desconhecidas no Brasil– como o Happy Mondays e Stone Roses, lá no final da década de 1980.

“Sobrevivemos porque ainda não terminamos o que começamos. Ainda acreditamos que somos importantes na cena e não paramos de aprender, estamos cada vez melhor”, disse o tecladista Tony Rogers, em entrevista exclusiva à Reuters.

Era também época em que as pílulas de ecstasy começavam a fazer efeito e o cenário mais melancólico, criado pelas músicas de grupos como The Smiths e Joy Division, ia sendo deixado para trás.

“As pessoas andavam alegres e tomavam exctasys pelas ruas de Manchester, não havia ninguém sóbrio à vista. Eram tempos loucos, selvagens…”, relembra Rogers. “Era um alívio isso tudo, um descanso da vida aborrecida dos anos 80! Apesar de termos tido coisas boas, como The Smiths, New Order, Joy Division, acid house…”

NOTAS RELACIONADAS:
Atrações de peso popularizam o festival ABRIL PRO ROCK
Festival promete revelar talentos
Confira a programação de Recife e São Paulo
Stephen Malkmus, ex-Pavement, é deus no Olimpo indie
Pato Fu volta após 7 anos como grande atração


int(1)

ABRIL PRO ROCK-Charlatans vem buscar a merecida e tardia fama