Em aproximadamente quatro horas de som eletrizante, o coletivo Metanol FM e a dupla Gaturamo mostraram a força da nova música eletrônica paulistana na segunda session do projeto Boiler Room Brazil X Skol Beats, que rolou na noite de quarta-feira (14), no Skol Beats Factory, em São Paulo.

A festa foi montada para apenas 100 convidados, numa atmosfera bem intimista – marca registrada do Boiler Room. Criado em Londres em 2010, o Boiler já transmitiu apresentações exclusivas de mitos da música eletrônica, como Sven Vath, Richie Hawtin, Ricardo Villalobos e Carl Cox – até o vocalista do Radiohead, Thom Yorke, já tocou no Boiler.

Em entrevista ao Virgula Música, o produtor e DJ Akin, um dos cabeças do coletivo Metanol FM, falou sobre a noite histórica: “O Boiler Room é um projeto que tem uma projeção global, que dá acesso aos artistas que nós gostamos e muitas vezes não temos oportunidade de ver ao vivo. Também tem a coisa de apresentar novos nomes da cena”, disse. 

Para o produtor, a edição brasileira do Bolier Room é uma vitrine para os artistas nacionais. “O Boiler Room abriu muitas portas para a cena do Brasil. Estando aqui, é complicado dimensionar a proporção desse movimento de que fazemos parte. Ele veio exatamente para mostrar que no Brasil existe muita coisa legal sendo produzida dentro da música eletrônica. O trabalho que fazemos aqui, de uma forma completamente instintiva e natural, pode ser tranquilamente equiparado ao que vem sendo feito no resto do mundo”, explica. 

Akin também falou sobre a divisão do set, que, por sinal, foi incrível: “Nesta edição se apresentaram MJP, Vekr, Soul One, Seixlack e eu, além da dupla Gaturamo, que é um projeto do L_cio e Zopelar. Também tivemos o U-RSO, nos efeitos visuais. Nós tocamos juntos há muito tempo, por isso resolvemos deixar correr. Cada um fez o que sabe de melhor. Eu passei três semanas pensando no meu set, até resolver que era melhor deixar fluir. Cheguei aqui e fiz o que faço em qualquer edição da Metanol”.

O produtor também explicou que ter todos os integrantes reunidos em uma mesma noite foi “incrível”. “Todos juntos, cada um mostrando seu trabalho e transformando isso em um registro, foi muito bacana. Foi muito especial para nós”, finalizou. 

A dupla Gaturamo, formada por  L_cio e Zopelar, fez um live PA feito a partir de várias controladoras, baterias eletrônicas e sintetizadores, criando além de belos sons para os ouvidos uma divertida orquestra de luzinhas para os olhos.

“Foi insanooo! Uma experiência maravilhosa, pois fazer um live totalmente free, criado na hora para o mundo todo ver, é muita responsa”, disse L_cio. A apresentação dos dois dois é 100% feita de improviso ou, como explica L_cio, “tipo jazz”.    

Saiba mais sobre o projeto Boiler Room Brazil X Skol Beats:

O Boiler Room, projeto de música underground londrino mais cool do mundo, fechou uma parceria com Skol Beats para uma série especial de eventos no Brasil, que começou com o incrível DJ Marky, tocando diretamente da sala da casa dele. O projeto em que DJs são convidados para tocar para poucas pessoas, sempre ao vivo com transmissão pela internet (LiveStream), foi lançado em 2010.

A parceria entre Skol Beats e o Boiler Room tem como um de seus objetivos proporcionarem visibilidade internacional para o trabalho de DJs brasileiros, transmitindo em live streaming o set completo, que pode ser acompanhado por todo o mundo.

As duas primeiras sessions (Marky e Metanol FM/Gaturamo) foram um sucesso. E ainda vêm quatro edições pela frente. Por enquanto, o line-up é segredo, mas fica ligado por aqui, que o Virgula vai te deixar por dentro de tudo sobre os quatro Boiler Room Brazil X Skol Beats que estão por vir.

Saiba mais sobre o Coletivo Metanol FM:

O Metanol FM http://metanol.fm/ é um coletivo pensado e idealizado para divulgar e disseminar uma nova cena eletrônica da música e dos visuais. Formado por cinco produtores ou seletores musicais, sendo eles Akin, MJP, Seixlack, Soul One e Vekr, e um seletor visual, o U-RSO, o coletivo é tido como um dos epicentros da música e vídeo de vanguarda, incentivando novas formas de uso do espaço público e criando conexões entre a produção musical nacional e o restante do mundo. O Metanol existe há cinco anos, tendo realizado inúmeras residências musicais, eventos na rua, encontros de produção, transmissões ao vivo, entre outras atividades associadas à música contemporânea.

Saiba mais sobre o projeto Gaturamo: 

Gaturamo é o projeto dos artistas Pedro Zopelar e L_cio. Os dois produtores trabalham juntos há dois anos produzindo outros artistas. No final de 2013, resolveram juntar os seus equipamentos para desenvolver um live set baseado em improvisação e consolidar a parceria de forma autoral.

Sem mais artigos