Fãs do Nirvana organizaram uma campanha no Facebook para que o clássico Smells Like Teen Spirit alcance o primeiro lugar nas paradas no Reino Unido. A intenção é destronar o futuro ganhador do reality show X Factor nas paradas musicais durante o Natal.

LEIA MAIS: Muppets vão fazer cover de ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana

Relançamento do Nirvana entra no top 5 das paradas inglesas

A página Nirvana For Christmas No. 1 pretende colocar o hit de Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl no topo dos downloads legais como uma represália ao grupo Rhythmix, formado por quatro candidatos do reality show. A alcunha do conjunto é a mesma de uma instituição de caridade de Brighton que organiza projetos musicais para crianças, e o programa se recusa a mudar o nome.

O mais improvável é que, de acordo com o site RockNewsDesk, a entidade está sendo forçada legalmente pelo X Factor a mudar seu nome. “O X Factor está se recusando a voltar atrás”, afirma o diretor regional da Rhythmix, Russ Grooms. “Acreditamos que seria simples e apropriado para eles mudar o nome. Não vemos razão para não fazer isso. Agora estamos envolvidos em um debate legal custoso que desvia os fundos para serviços que destinaríamos aos jovens e estamos perdendo porque alguém considerou utilizar uma brecha legal para garantir que uma banda possa continuar a usar um nome de uma instituição pequena mas altamente respeitada”

A página no Facebook já tem quase 10.000 adeptos e foi criada em um momento oportuno: o aniversário de 20 anos do lançamento de Nevermind, disco mais famoso do Nirvana, lançado em 1991 e que traz Smells Like Teen Spirit como faixa de abertura.

Esta não é a primeira vez que a rede social de Mark Zuckerberg é utilizada para promover um revival musical contra o X Factor: em 2009, uma campanha ajudou a colocar a faixa Killing In The Name do Rage Against The Machine no primeiro lugar da parada musical natalina, acima de Joe McElderry e seu single The Climb. Na época, o guitarrista Tom Morello descreveu a conquista como uma vitória sobre “um monopólio pop muito estéril”.


int(1)

Campanha no Facebook pretende colocar Nirvana acima de reality show nas paradas musicais