O músico Carlinhos Brown apresentou nesta quinta-feira (27) em Brasília a ‘caxirola’, um instrumento musical inspirado na vuvuzela sul-africana, que se tornou popular na Copa do Mundo de 2010 e que deseja transformar em febre durante a Copa de 2014.

A criação é uma espécie de chocalho de plástico inspirado no caxixi, chocalho de palha de origem indígena muito usado na capoeira e na MPB. “Para muita gente, a vuvuzela é muito barulhenta, mas a verdade é que não dá para esquecê-la. Ela nos fez ver que tínhamos que continuar o ritmo. Como músico, não podia parar e aí surgiu a ‘caxirola’, um pouco menos barulhenta”, disse Brown.

O músico declarou ainda que gostaria que cada brasileiro tivesse uma ‘caxirola’ nas mãos nos jogos da Copa. A ‘caxirola’ é um dos 96 projetos selecionados pelo Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, que inclui atividades gastronômicas, culturais e ambientais, entre outras.

No ato, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que a iniciativa faz com que a Copa seja ainda “mais rica”. “Sei que o Brasil receberá o mundo não apenas com uma Copa do Mundo organizada, mas também alegre, inovadora e criativa”, comentou o ministro.

Carlinhos Brown apresenta "vuvuzela brasileira" para Copa de 2014

Sem mais artigos