Uma coisa é fato: a música popular brasilera não seria a mesma se Nelson Motta não metesse o dedo (e as ideias) nela. Dori Caymmi, Lulu Santos, Rita Lee, Guilherme Arantes, Djavan, Erasmo Carlos e Marisa Monte são apenas alguns dos artistas que tiveram o prazer (e a sorte) de ter o produtor, letrista e compositor ao seu lado. Nada mau, né? São bossas, rocks, baladas, boleros, choros e disco musics ilustradas com as palavras e versos de Nelson. “Boas músicas são oportunidades para boas letras, quando uma melhora e completa a outra”, costuma dizer ele.

Com a chegada de seus 70 anos (que acontece nessa quarta, 29), o paulistano multifunções ganha uma bela homenagem: o álbum Nelson 70, que traz novas versões dos sucessos assinados por ele e parceiros, de 1967 a 2014, interpretadas por artistas de diversos estilos. Ao todo são 14 canções nas vozes de Lenine, Ed Motta, Céu, Gaby Amarantos, Max de Castro, Fernanda Takai, Silva, o uruguaio Jorge Drexler, e muitos outros. Um belo presente, não?

Em clima de festa, o Ecad, que tem em seu arquivo mais de 170 músicas registradas de Nelson, fez um levantamento de seus dez hits mais executados em rádios, shows e festas nos últimos cinco anos. Dê uma olhada no ranking abaixo (em ordem decrescente) e relembre o alto nível dos sucessos que ele costuma escrever. Só top!

10º – Tudo que se quer, por Emilio Santiago

 

9º – Garota Dourada, por Rádio Taxi

 

8º – Coisas do Brasil, por Guilherme Arantes

 

7º – Tudo Azul, por Lulu Santos

 

6º – Sereia, por Lulu Santos

 

5º – De Repente Califórnia, por Lulu Santos

 

4º – Certas Coisas, por Lulu Santos

 

3º – Bem Que Se Quis, por Marisa Monte

 

2º – Como Uma Onda, por Lulu Santos

 

1º – Dancin’ Days, por As Frenéticas

Sem mais artigos