O músico britânico e vocalista do Blur, Damon Albarn, lançará seu primeiro álbum oficial solo, Everyday Robots, em 28 de abril, divulgou nesta terça-feira (21) a imprensa britânica.

Após anos com o Blur e de fazer outras colaborações, o versátil cantor lançará um álbum de estúdio com seu nome. Albarn já antecipou a sonoridade do disco em um videoclipe publicado no YouTube em que aparece sentado ao piano.

Fora da carreira com o Blur, o artista se envolveu em vários projetos, entre eles The Good, The Bad And The Queen, uma outra banda formada em julho de 2006 com o ex-baixista do Clash, Paul Simonon, o ex-guitarrista do Verve, Simon Tong, e o baterista nigeriano Tony Allen, famoso por participar da banda de Fela Kuti, Africa 70.

Albarn também participou nos últimos anos do álbum Mali Music, lançado em 2002, e fruto de uma viagem feita ao Mali com fins beneficentes, o projeto Gorillaz e a estreia, em julho de 2011, da ópera Doctor Dee.

Desde 2003, quando lançaram Think Tank, o Blur não voltou a gravar um álbum completo, embora seus integrantes já tenham se reunido para projetos ao vivo. 

Sem mais artigos