Evento acontece no dia 27 de agosto

O documentário “Educar e Resistir” foi realizado a propósito da comemoração dos 50 anos do Colégio Equipe, fundado no período mais sombrio da Ditadura Militar e que tornou-se um espaço de resistência política e artística. Nos anos 1970, os eventos culturais promovidos pelo então aluno Serginho Groisman foram um marco da sede da rua Martiniano de Carvalho, região central da cidade de São Paulo.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com seu ensino crítico e sempre a favor de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, o Equipe se tornou referência na educação de resistência. Em 2018, seus fundadores, alunos e professores realizaram um trabalho de campo visitando as antigas sedes do colégio dispersas pela cidade de São Paulo. Entre elas, o espaço onde funcionou a escola de meninas Des Oiseaux (hoje o Parque Augusta) e o Jockey Club.

O documentário “Educar e Resistir” faz uma viagem no tempo revivendo essa trajetória, discutindo as transformações nos espaços ocupados pela escola na cidade. O filme também traz à tona um acervo de imagens e registros diversificados, ressignificando o material de arquivo, além de inúmeros depoimentos gravados, para confrontar passado e presente, da escola, da educação e do país.

Conta com roteiro e direção de três cineastas e ex-alunos – Moira Toledo, Paulo Pastorelo e Renata Druck – e co-produção Colégio Equipe, Cinema Elétrico, Ebisu Filmes, Instituto Equipe, Ouroboros Cinema e Educação. O colégio foi palco de importantes manifestações durante a ditadura e que tornou-se um espaço de resistência, sediando shows de Gilberto Gil, Tom Zé, Paulinho da Viola a Clementina de Jesus, organizados pelo então aluno Serginho Groisman. Também estudaram lá os Titãs, Laís Bodansky, Cláudio Tozzi, Cao Hamburger e Guilherme Boulos, dentre muitos outros.

 

Serviço

Pré-lançamento: dia 27 de agosto/sábado – 10h – Após a sessão, haverá debate.

Local: Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1475

Entrada franca e aberta ao público. Sujeito à lotação das salas.

Lançamento: Dia 07 de setembro – a partir das 0h – Canal de Youtube do Colégio Equipe


int(1)

Documentário "Educar e Resistir" tem pré-estreia aberta ao público no cinema em São Paulo

Sair da versão mobile