Os Green Day comemoraram no dia 1 de fevereiro os 20 anos do lançamento de Dookie, terceiro álbum de estúdio e aquele que transformou em sucesso mundial.

O vocalista Billie Joe Armstrong, em entrevista à Rolling Stone norte-americana, confessou que “na época, só queria escrever canções de que pudesse me orgulhar e que pudesse continuar a tocar cinco anos depois”.

O músico recordou as gravações do álbum, que inclui hits como When I Come Around, Basket Case e She, e explicou: “lembro-me de pensar ‘vamos gravar e certificar-nos que ficamos com dinheiro de sobra para podermos pagar as contas, caso algo aconteça”.

Depois de milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Dookie é hoje um clássico: “os nossos fãs têm aqueles momentos em que pensam ‘onde você estava quando ouviu Basket Case pela primeira vez?’. Isso era o que eu queria, que marcasse as pessoas, com tanta paixão quanto aquela que eu tentei passar”.

Sobre o trabalho em estúdio, para aquele que foi o primeiro álbum da banda por uma grande gravadora, Armstrong relembra: “ficamos nervosos, como crianças em uma loja de doces. Mas, eu tinha certeza que estávamos prontos”.

Sem mais artigos