Divulgação Cartola é tema de exposição no Itaú Cultural

Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980),  gênio do samba, será homenageado com uma exposição que mostra o lado poeta, erudito e contemporâneo do músico.

Entre os dias 17 de setembro a 13 de novembro, na Ocupação Cartola, o visitante encontra o sambista e fundador da verde e rosa Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e mais sobre a vida, obra e processo de criação de Cartola.

A homenagem se estende a dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva de Oliveira (1913-2003), sambista da velha guarda da Mangueira, parceira e grande amor da vida do bamba do samba e da poesia desde os anos de 1950.

A Ocupação Cartola contém poemas inéditos, fotos de família, imagens tiradas por profissionais, além de audiovisuais. Soma pelo menos 47 originais, entre imagens e manuscritos e o som da música Quem me vê Sorrir, escrita em parceria com Carlos Cachaça, que é o primeiro registro gravado de Cartola.

Ainda são exibidas declamações de letras de suas canções por músicos na atualidade, como As Bahias e a Cozinha Mineira, Juçara Marçal, Ellen Oléria e Rico Dalasam, entre outros.

Há também preocupação em oferecer recursos para deficientes visuais e auditivos. A curadoria é compartilhada pela cantora Fabiana Cozza e os Núcleos do Itaú Cultural de Música e de Enciclopédia, com consultoria de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola.

SERVIÇO

De 17 de setembro a 13 de novembro

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

Piso Térreo

Indicada para todas as idades


int(1)

Exposição mostra lado poeta, erudito e contemporâneo de Cartola

Sair da versão mobile