Os fãs dos Beatles tiveram duas razões para se alegrar na terça-feira, com o anúncio da turnê européia de Paul McCartney e a revelação de que será lançado um vídeo até agora desconhecido de uma jam session com três dos Beatles.

Recém-saído de uma turnê norte-americana que fez enorme sucesso, McCartney disse que vai começar sua primeira excursão britânica em 10 anos em abril. Os shows terão 22 canções dos Beatles, desde “All My Loving” até “Let It Be”.

Sua série de concertos-maratona “Back in the World” — cada um com quase três horas de duração — também será levada a cidades da França, Espanha, Alemanha e Escandinávia.

“Eu me diverti muito percorrendo a América com este show no ano passado, mas agora vou levá-lo para casa, e isso é especial para mim. Sempre antevejo com prazer a possibilidade de tocar para um público britânico”, disse McCartney, 60 anos, em comunicado à imprensa.

“Vamos tocar algumas de minhas coisas dos Beatles — na realidade, muitas coisas dos Beatles –, algumas do Wings e outras mais recentes. Basicamente, o show vai percorrer minha carreira inteira”, esclareceu.

A turnê com a qual McCartney atravessou o Canadá, os EUA, o México e o Japão no ano passado quebrou recordes de vendas de ingressos e foi saudada pela revista Billboard como a turnê do ano.

Para os fãs dos Beatles que não conseguirem um ingresso para um dos shows, será lançado em março um DVD de um reencontro musical de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, filmado em 1994.

A jam session foi registrada no estúdio de George Harrison em sua mansão em Oxfordshire, Inglaterra, e foi a única ocasião em que os três tocaram juntos após a separação dos Beatles, em 1970.

Um pequeno trecho da jam foi incluída no vídeo Beatles Anthology, de 1996.

John Lennon foi morto a tiros diante do edifício em que morava, em Nova York, em dezembro de 1980, e George Harrison morreu de câncer na garganta em novembro de 2001.

Mais recentemente, Paul McCartney esteve envolvido numa disputa com Yoko Ono, a viúva de John Lennon, depois de inverter a ordem dos créditos em seu álbum mais recente: em lugar da fórmula tradicional “Lennon-McCartney”, ele adotou “By Paul McCartney and John Lennon”.

McCartney disse que não se preocupou com o desagrado manifestado por Yoko Ono quanto à inversão e descreveu a desavença como “uma disputa boba, que se arrasta há muito tempo”.

Para matar a saudade, relembre um pouco da história e dos pensamentos de John Lennon.


int(1)

Fãs terão dose dupla dos Beatles com turnê e DVD inédito