Anna Tréa

Marco Estrella/Divulgação Anna Tréa

Com a proposta de ser um espaço da cultura preta, com atrações musicais protagonizadas por pretos, em prol da música preta, o festival Afro Music SP realiza sua edição de estreia no próximo sábado, 27.

O coletivo de rap com música brasileira Senzala Hi-Tech; o grupo de novo jazz Mental Abstrato; o duo de música experimental Rádio Diáspora, formado por Rômulo Alexis e Wagner Ramos (com a participação do vocalista Ba Kimbuta); o bloco afro afirmativo Ilu Inã; a multi-instrumentista Anna Tréa; Dica L. Marx e Luedji Luna estão na programação.

“Mesmo meios independentes de comunicação se mantém geridos por produtores e formadores de opinião brancos. Isso cria um déficit na produção preta. Insisto que o que faltam são recursos para as produções negras, não engajamento”, afirma Hever Alves, idealizador do projeto.

Para o ativista, a população preta perdeu o protagonismo das vertentes musicais assinadas por seus antepassados quando subjugada à escravidão. “A indústria musical foi instaurada aos moldes do sistema capitalista, quando já existia um cenário formatado pela mentalidade colonizadora que ao mesmo tempo em que nega as orientações de origem afro, as vendem de forma genérica quando executadas pelo branco”, argumenta.

O produtor reitera a necessidade da criação de mecanismos que estimulem o avanço da comunidade negra para outras esferas. “Fará parte do processo do povo preto enquanto sujeito de sua própria libertação, a formação de uma unidade que envolva áreas da música, artes em geral, educação e comunicação como processo natural que possibilite o debate sobre o modelo acostumado a separar”, completa.

O evento, gratuito, é produzido de forma independente.

SERVIÇO

Shows

Dica L. Marx
Radio Diaspora – participação de Ba Kimbuta
Anna Tréa
Senzala Hi-Tech
Luedji Luna
Mental Abstrato
Ilu Inã

— Djays —
Mariana Boaventura (ComunaDeusa + Pitangueira )
(Rodz) Rodrigo Ribeiro (Festa Amém)

Mestre de Cerimônia
Douglas Belchior

———–
TENDAS
Bebida – Alberta #3
Comida – Di Cumê Da Ciça – Chef Cícera Alves / Aparelha Luzia

———–
LOCAL
Teatro De Conteiner
Rua Gusmões, 43 – Luz
Metrô Luz – Linha Amarela

———–
EVENTO GRATUITO – COLABORATIVO
O evento é produzido de forma independente e, por isso, os organizadores estão abertos para contribuição como forma de auto sustentação do festival e fortalecimento da iniciativa. Classificação Livre.

Festival de música preta estreia com Mental Abstrato, Senzala Hi-Tech, Anna Tréa e outros

Sem mais artigos