Grammy 2013

Jack White

“Babel”, dos britânicos Mumford & Sons, venceu neste domingo o prêmio de melhor álbum do ano na 55 edição dos Grammy, os prêmios mais relevantes da indústria da música. Em 2013, a cerimônia foi dominada pela banda de rock The Black Keys, que levou quatro fonógrafos dourados.

Os londrinos não puderam esconder sua surpresa ao subir no palco do Staples Center, em Los Angeles (Califórnia), já que “os Black Keys arrasaram o dia todo”, segundo admitiu o líder da banda, Marcus Mumford. 

Foi o segundo prêmio da noite para o grupo, que no dia prévia ao evento televisado – onde se anunciaram 70 dos 81 prêmios -, conseguiu o de melhor vídeo versão longa, por “Big Easy Express”.

The Black Keys se confirmou como grande vencedor com quatro estatuetas: melhor disco de rock, melhor canção de rock, melhor atuação de rock, e melhor produtor (para Dan Auerbach, guitarrista e cantor da banda).

Gotye, Skrillex, Jay-Z e Kanye West levaram três prêmios cada um, enquanto Frank Ocean, Chick Corea, Esperanza Spalding, Matt Redman e FUN triunfaram em duas vezes na festa de três horas e meia, apresentada pelo rapper LL Cool J.

A banda nova-iorquina FUN ficou com o cobiçado prêmio de melhor canção do ano – prêmio ao compositor – (“We Are Young”) e o de melhor artista revelação. Além disso, Gotye pôs sua assinatura sobre outro dos troféus mais cobiçados: melhor gravação do ano – prêmio ao artista e ao produtor -, por “Somebody That I Used To Know”.

Essa estatueta foi entregue por um sóbrio Prince (apareceu com bastão e óculos de sol), que alguns segundos antes disse perante o microfone: “Gosto desta canção”.

O evento, como é habitual, se caracterizou mais uma vez por contar com algumas atuações musicais mais do que destacadas, especialmente o tributo a Bob Marley feito por Bruno Mars, Sting, Rihanna e três filhos do mítico artista (Ziggy, Stephen e Damian Marley).

Além disso teve a aparição de Elton John e Ed Sheeran, o retorno em grande estilo de Justin Timberlake, o dueto formado por Bruno Mars e Sting e a versão feita pelo colombiano Juanes de “Your Song”.

“São os melhores Grammy da história”, afirmou Timberlake.

Entre as notas curiosas, destaque para o desafiante vestido de Jennifer López. A artista de origem porto-riquenho não duvidou em mostrar suas pernas muito mais do que tivesse preferido o canal de televisão CBS, que durante a semana pediu aos convidados que se mostrassem cautelosos na hora de escolher seu vestuário.

Grammy 2013: Mumford & Sons surpreende e Black Keys leva quatro estatuetas

Sem mais artigos