Guns N' Roses faz show na Arena Anhembi, em São Paulo


Créditos: Francisco Cepeda/AgNews-SP

Tinha chuva prometida para a noite, mas ninguém ligou. Mesmo se alguma gota tivesse caído do céu, os fãs de Guns N’ Roses que encheram o Anhembi nessa sexta-feira (28) sairiam ainda tão felicíssimos, e nem perderam a paciência com a uma hora de atraso do conjunto, já que a trupe de Axl Rose enfileirou seus hits de forma consistente, apesar de a voz do notório vocalista não ser mais a mesma.

Os anos passaram – mais de 20 – desde que o Guns explodiu na cena roqueira mundial. Mas não pense que na plateia só se via gente pra lá dos 30. Tinha, bastante. Mas em uma vista rápida já era possível notar rostos que nem viviam quando “a banda mais perigosa do mundo” teve o seu auge.

Realmente ninguém fez notar o atraso. Pode-se dizer, apenas, que previam uma certa demora, já que a Plebe Rude, que tocou depois do Dr. Phebeas, ficou no palco até as 22h14, o que dava a certeza que o agora octeto americano não entraria no horário estipulado.

Cerca de 22h, um pessoal já gritava “Guns, Guns, Guns”, mesmo com o grupo brasiliense, que hoje conta com o guitarrista Clemente (Inocentes) tocar alguns de seus clássicos, como Até Quando Esperar e Proteção – a até uma Jam de Faroeste Caboclo (Legião Urbana) -, e ainda homenagear Rédson, que era do Cólera e morreu em 2011, outra banda importantíssima no cenário punk brasileiro.

Ok, tudo certo e pontualmente uma hora depois do anunciado, com o tema Far From Any Road, do Nowhere Family, e após um vídeo de apresentação, o grupo foi ao palco já mandando o hit Chinese Democracy.

A escolha de quatro músicas do último álbum lançado pela trupe de Axl, em 2008, denota uma preocupação em manter o show “quente” com as clássicas que, segundo foi possível ouvir da galera presente “só não tocou I Used to Love Her”. Além disso, tiveram vários covers. Além das canções já conhecidas e que estão em álbuns do Guns, como Live and Let Die (Wings) e Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan), ainda tiveram as homenagens a Rolling Stones (You Can’t Always Get What You Want), Sex Pistols (Holidays in the Sun), The Who (The Seeker) e uma jam do excelente guitarrista Bumblefoot, que tocou junto com o parceiro DJ Ashba (foto acima, ao lado de Axl) praticamente todas as notas de Babe I’m Gonna Leave You, do Led Zeppelin.

Bumblefoot (foto acima), é preciso salientar, foi um show à parte. Além de tocar com uma guitarra de dois braços em várias músicas, mostrando desenvoltura, levou o público ao delírio ao mandar o Tema da Vitória, riff do Roupa Nova, aludindo ao piloto Ayrton Senna que completaria 54 anos de vida no último dia 21, mas se foi há praticamente 20 anos, quando teve um acidente na Itália, dia 1º de maio de 1994. A plateia adorou. O guitarrista ainda foi o primeiro a entrar no palco, mas não com guitarra empunhada, mas sim para dar latas de cerveja a vários fãs que se embolavam no limite da pista Premium. Ganhou a todos.

A voz de Axl Rose estava “fraca”, e não acompanhava o que muitos nas pistas queriam ouvir. Porém, nos trechos em que ele precisava soar mais grosso, aí sim lembrava aquele magrinho, ruivo, sem barba, dos famosos anos 1990. Tinham momentos em que ele destoava até de sua banda, muito bem escolhida após a saída da formação clássica que tinha Steven Adler (bateria), Duff McKagan (baixo), Izzy Stradlin (guitarra) e, principalmente, Slash (guitarra). Os já citados Bumblefoot e DJ Ashba, que ainda tinham ao lado outro guitarrista – Richard Fortus -, e o baixista Tommy Stinson, que não se acuou e foi ele quem cantou o cover de Sex Pistols (aliás, ele se parece muito com o lendário Johnny Rotten). Eles ainda tinham a companhia do competente baterista Frank Ferrer (foto abaixo, atrás de Axl) e do tecladista Dizzy Reed, único membro original ao lado de Axl.

A pirotecnia que foi mostrada desde o palco também não surpreendeu e, só na canção final – Paradise City -, teve um pouco mais de força, levantando o pessoal que assistiu a duas horas e quarenta minutos de show lotado de hits.

Setlist do Guns N’ Roses em São Paulo

Far From Any Road (The Handsome Family song)
Chinese Democracy
Welcome to the Jungle
It’s So Easy
Estranged
Better
Rocket Queen
Richard Fortus Solo
Live and Let Die (Wings cover)
This I Love
Holidays in the Sun (Sex Pistols cover – Tommy Stinson nos vocais)
Dizzy Reed Piano Solo
Catcher in the Rye
You Could Be Mine
DJ Ashba Solo (La Bella Vita)
Sweet Child O’ Mine
Jam
November Rain
Abnormal (Bumblefoot cover com ele nos vocais)
Bumblefoot Solo (Tema da Vitória – Roupa Nova cover)
Don’t Cry
Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan cover)
Civil War
Jam
Nightrain
Bis
Jam (You Can’t Always Get What dos Stones)
Patience
The Seeker (The Who cover)
Jam
Paradise City


int(1)

Guns N’ Roses enfileira hits e covers e faz homenagem a Ayrton Senna em São Paulo