Jack White, 40 motivos para gostar dele

1. Ao lado de Meg White, com os White Stripes, ele criou o hino Seven Nation Army cantado até em estádios de futebol pelo mundo.
1. Ao lado de Meg White, com os White Stripes, ele criou o hino Seven Nation Army cantado até em estádios de futebol pelo mundo.

Jack White não é de dar bola fora. Desde que resolveu deixar o White Stripes de escanteio, tudo que o músico coloca a mão vira ouro. Com seu último álbum, Lazaretto, o segundo solo de sua carreira, não foi diferente. O disco em vinil chegou a marca de 60 mil cópias vendidas nessa semana. Com esse número, White alcança um marco inédito em sua carreira: o de recordista de vendas em vinil de um único título nos últimos 20 anos, ultrapassando o Pearl Jam, que tinha 34 mil vinis vendidos com o álbum Vitalogy, de 1994. 

Para provar que Jack White é um homem de sucesso, selecionamos algumas de suas extravagantes ações e invenções que ajudam a fazer um pouco da fama do músico. Vamos à elas:

 

Em 2012, White resolveu inovar no modo de distribuição de sua música. Para o single Freedom At 21, criou algo inusitado e de chamar a atenção: o disquinho de sete polegadas era grudado em balões de gás hélio, que foram distribuídos e soltos em algumas cidades dos EUA.

 

 

Durante uma das passagens do White Stripes pelo Brasil, o guitarrista da dupla resolveu casar com sua namorada, Karen Elson, na cidade de Manaus. E como não poderia ser nada muito tradicional, a cerimônia feita por um pajé foi realizada em um barco no encontro das águas do Rio Negro Solimões.

 

 

Anos depois, quando chegaram no assunto divórcio, o casal também quis fazer diferente. Então pensaram: Porque não dar uma festa para celebrar a desunião dos dois? Dito e feito! Em 2011 a festança foi realizada, e o convite dizia: “A festa terá dança, fotos, memórias e bebidas com álcool. Isto é apenas para amigos próximos e para a família, então não traga nenhum penetra”

 

 

A versão ultra do vinil Lazaretto traz uma novidade no manuseio desse formato tão tradicional de se ouvir música: o disco toca de dentro para fora. Isso mesmo, é preciso colocar a agulha no final do disco para ouvir as canções. E tem mais: o vinil vem com o sistema locked groove, que permite que o álbum fique tocando sem parar.

 

 

No documentário I Might Get Loud, (que White contracena com D-Edge, do U2, e Jimmy Page do Led Zeppelin), o músico cria uma nova versão de guitarra slide, usando uma garrafa vazia de refrigerante, madeira, pregos, cordas e um amplificador. A façanha pode ser vista logo no início do longa e convida o telespectador a conhecer mais sobre a personalidade criativa do guitarrista.

 

 

Seria Jack White um visionário?

 

 


int(1)

Jack White bate recorde de vendas em vinil com Lazaretto. Listamos algumas esquisitices do músico