Jack White fecha último dia do Lollapalooza

Jack White
Créditos: Alexandre Lopes

“Como encerrar um festival que tem Black Sabbath e Red Hot Chili Peppers como headliners nas noites anteriores? No mínimo, você precisa de uma banda muito boa. Porque não duas?”. Deve ter sido mais ou menos assim que Jack White pensou quando foi escalado para fechar o Lollapalooza Chicago. Se não bastaria complementar o repertório de sua carreira solo com músicas do White Stripes, Raconteurs e Dead Weather, o guitarrista botou as suas duas excelentes bandas de apoio para arrebatar o público neste domingo (5).

Iniciando o show com Los Buzzardos, sua banda masculina que conta com Dominic Davis (baixo), Daru Jones (bateria), Fats Kaplin (pedal steel), Ikey Owens (teclados) e Cory Younts (vocais, violino e instrumentos adicionais), Jack White mergulhou fundo no repertório do White Stripes, optando por reinterpretar as canções com arranjos mais trabalhados. A suja e pesada “Dead Leaves and The Dirty Ground” ganhou uma versão orientada por um piano rock ‘n’ roll, surpreendendo a plateia. Em “Wasting My Time”, o guitarrista fez um duelo de solos marcante contra o violino de Younts.

O medley “Cannon/ Nitro/ John the Revelator” estampou vários sorrisos nos fãs do material inicial da finada dupla, e White aproveitou para fazer graça da tempestade que quase cancelou o festival na noite anterior. “Tivemos sorte que não choveu hoje, não?”



“Take Me With You When You Go” antecipou o momento de transição entre a primeira banda de apoio e as Peacocks (a banda feminina), com a participação da cantora Ruby Amanfu. Enquanto White dedilhava “Love Interruption” no violão, os roadies preparavam o palco para a segunda banda. Se o início do show com Los Buzzardos surpreendeu pela pegada forte dos músicos, o ritmo não poderia cair com as Peacocks. E Catherine Popper (baixo), Carla Azar (bateria), Lillie Mae Rische (multi-instrumentista), Brooke Waggoner (teclados) e Maggie Bjorklund (pedal steel) não deixaram por menos: em mais uma sequência de canções dos projetos anteriores de White, “Top Yourself”, “Blue Blood Blues” e “Ball and Biscuit” ganharam versões ainda mais afiadas que as originais, abusando de solos e improvisos.

White retornou ao palco para um bis cheio de hits: “Steady As She Goes” foi entoada pela plateia com a mesma exatidão de “The Hardest Button To Button”. “Freedom At 21” – uma das canções mais fortes da fase solo do guitarrista – foi tocada de maneira fiel à gravação original e deu lugar à saideira apoteótica com o maior hit do White Stripes: “Seven Nation Army”. O efeito foi tão brilhante que o público do Lollapalooza deixou o Grant Park entoando o riff da música em coro.



Setlist:

Sixteen Saltines
Black Math (White Stripes)
Missing Pieces
Dead Leaves and the Dirty Ground (White Stripes)
Wasting My Time (White Stripes)
Hypocritical Kiss
Cannon/ Nitro/ John the Revelator (White Stripes)
The Same Boy You’ve Always Known (White Stripes)
Take Me With You When You Go
Love Interruption
Weep Themselves to Sleep
Hotel Yorba (White Stripes)
Top Yourself (Raconteurs)
Blue Blood Blues (Dead Weather)
Ball and Biscuit (White Stripes)

Bis:
Steady As She Goes (Raconteurs)
The Hardest Button to Button (White Stripes)
Freedom At 21
Seven Nation Army (White Stripes)


int(1)

Jack White revive músicas do White Stripes e fecha festival com maestria

Sair da versão mobile