O ícone do rock Jimi Hendrix foi nomeado o maior guitarrista de todos os tempos em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira por uma revista européia especializada em guitarra.

O lendário roqueiro norte-americano, famoso por suas atuações com a guitarra Fender modelo Stratocaster, ganhou a votação de uma pesquisa publicada na 100a edição da revista Total Guitar.

Jimmy Page, do Led Zeppelin, ficou em segundo lugar e Eric Clapton, em terceiro.

Mais de 400 guitarristas foram colocados na enquete, realizada entre quase 800 leitores e celebridades a quem foram pedidos que se fizessem uma lista de cinco candidatos.

A revista publicou as primeiras 100 seleções.

Como se esperava, a maioria dos indicados pertenciam a grandes bandas de rock das décadas de 1960 e 1970.

“Essas pessoas poderiam não ser ‘superiores’ no ponto de vista de qualquer crítico de música, mas são genuinamente os mais rápidos, mais ruidosos, mais excitantes guitarristas do rock and roll”, disse o editor Scott Rowley em comunicado.

Entre os dez primeiros estavam também Brian May, do Queen, em quinto lugar, e David Gilmour, do Pink Floyd, na oitava posição. Ele foi superado por Slash, ex-Guns N’ Roses, que ficou em quarto lugar.

Os mais jovens eleitos foram Tom Morello, do Rage Against the Machine, em 13o, seguido de Kurt Cobain, do Nirvana, em 14o.

Nenhuma mulher apareceu na lista dos 100 primeiros. Apenas uma, Tracy Chapman, apareceu entre os 440 homens.

Rowley falou que a lista incluiu um número grande de guitarristas de nu-metal, a quem atribuiu o renovado interesse na arte de executar o instrumento.

Sem mais artigos