John Lydon completa 55 anos: veja um A-Z do ícone punk


Créditos: reproducao

Em 1976, ele se autoproclamava o “anticristo”. Hoje, ele é avô, completando nesta segunda (31) 55 anos. Mas quem disse que John Lydon (ex-Johnny Rotten) sossegou o facho? O ícone punk e eterno provocador do rock continua se recusando a suavizar tanto opinião como sarcasmo.

Veja essa entrevista do ano passado para a revista americana Newsweek. Respondendo sobre tudo um pouco, ele mostra mais uma vez que não é de medir palavras: Lady Gaga (“Gosto dela, ‘Paparazzi’ é uma grande música, tem humor e humanidade”), rap (“começam a ganhar dinheiro e viram produção de Las Vegas”), o movimento conservador americano Tea Party (“deveria se chamar o Tea Party do Chimpanzé”) e o musical do Green Day (“quando soube, caí da cadeira de tando dar risada”).

Seu nome estará inscrito para sempre na história da música pop: este foi o homem que acendeu o pavio da revolução punk inglesa de 1977. O som cru de sua banda, os Sex Pistols, recolocou o rock no caminho da simplicidade e da subversão. Os ideais punk de deboche e questionamento da ordem vigente, além da noção democrática de que qualquer um pode fazer música (ou um fanzine ou montar um selo etc), marcaram gerações.

Depois dos Sex Pistols, Lydon fundou o PIL (Public Image Limited) e continuou inovando musicalmente. O grupo, que tocou no Brasil em 87 (e depois em 92), foi influência decisiva no rock dos anos 80. O PIL durou de 1978 até 1993. Em 2009, Lydon reiniciou o PIL e desde então excursionou pelos EUA e Europa. Desde o fim dos anos 90, ele também tem realizado apresentações esporádicas dos Sex Pistols.

Parte bufão, parte lenda, Lydon pode (para alguns) ter manchado sua biografia nos últimos anos participando de reality shows, fazendo turnês mercenárias e dando seus chiliques aqui e ali.

Mas seu legado é tão valioso (e seu veneno ainda tão necessário) que ele merece todo nosso respeito e homenagens.

Clique nas fotos pequenas acima do texto para ver a nossa: um A-Z de John Lydon, Sex Pistols, punk e muito mais.


int(1)

John Lydon completa 55 anos: veja um A-Z do ícone punk

Sair da versão mobile