O produtor Butch Vig revelou que Kurt Cobain era tão perfeccionista durante as gravações de Nevermind que chegava a irritá-lo. Segundo ele, o líder do Nirvana não parava de se intrometer enquanto o produtor acertava o equipamento da banda no estúdio.

LEIA MAIS: Ex-baixista do Nirvana tocará Nevermind na íntegra em Seattle

Filha de Kurt Cobain e Courtney Love posa para estilista; veja fotos

“Eu estava equalizando as baterias e a guitarra e Kurt aparecia para falar ‘tire todos os agudos. Quero que soe mais como Black Sabbath‘. Era um pé no saco”, contou Vig.

Em entrevista à revista Rolling Stone, Vig também disse que as súbitas alterações de humor do vocalista eram problemáticas. “Kurt era encantador e espirituoso, mas ele passava por essas mudanças de humor. Em certos momentos, ele estava ali totalmente envolvido, então de repente é como se uma luz se apagasse e ele ia sentar ali no canto para desaparecer por completo dentro dele mesmo. Eu não sabia como lidar com isso”.

O Nirvana começou as gravações de Nevermind no Smart Studios, propriedade de Butch, em Madison, Wisconsin, em 1990. Segundo o produtor, Cobain, o baixista Krist Novoselic e o antigo baterista, Chad Channing, chegaram ao seu estúdio depois de fazer uma viagem sem pausas, diretamente de Seattle. “Eles chegaram em uma van e provavelmente não tomavam banho há uns três ou quatro dias”, recordou.

Takes inéditos das sessões no Smart Studios devem aparecer na edição comemorativa de 20 anos do álbum, compilada por Novoselic e o ex-baterista Dave Grohl – que entrou na banda depois da gravação de poucas demos -, Vig e os empresários do Nirvana. O lançamento também incluirá uma versão remasterizada de Nevermind, lados b, mixagens alternativas e um show completo.


int(1)

"Kurt Cobain era um pé no saco durante as gravações", revela produtor de Nevermind