Woody Guthrie

Divulgação Woody Guthrie

Quando Lady Gaga foi anunciada como performer do show do intervalo do Super Bowl deste ano esperava-se que ela fizesse algum tipo de declaração política,  dado o clima político tumultuado nos Estados Unidos.

Defensora dos direitos das mulheres e dos LGBT, a Mãe Monstro fez campanha para Hillary Clinton durante a eleição presidencial do ano passado e esteve na Marcha das Mulheres, em janeiro, em oposição à agenda e discurso do presidente Donald Trump.

Mas o que muitos espectadores não perceberam foram mensagens subversivas veladas. Ela abriu o set com God Bless America, antes de citar uma canção de protesto clássica de Woody Guthrie, This Land Is Your Land. A música vem sendo cantada em protestos contra o veto de Trump a algumas nacionalidades, suspenso na Justiça.

Segundo a Vanity Fair, Gaga deixou alguns versos mais “inflamados” da música de lado e citou o seguinte: “There was a big high wall there that tried to stop me” (Houve um grande muro alto em que tentaram me parar).

Ícone da música folk, Guthrie é uma das principais influências de Bob Dylan. Ele usava o seguinte slogan em seus violão: “This machine kills fascists” (esta máquina mata fascistas).

Sem mais artigos