Banda Uó em 'Catraca'


Créditos: Gabriel Quintão

O que seria de toda uma geração sem clipes clássicos como Take on Me, do A-Ha; Karma chameleon, de Boy George; Material girl, de Madonna; Thriller, de Michael Jackson? Nós, jovens adultos que crescemos ligados na programação da (finada) MTV Brasil, aprendemos desde cedo que o acompanhamento perfeito para um grande hit é um vídeo incrível.

Fazer um videoclipe bacana, contudo, não é uma tarefa fácil. Você sabe quantas pessoas trabalham na produção de um pequeno filme com objetivo único de ilustrar uma música? E os roteiros? Como surgem? Quem monta os figurinos? Como é o clima entre das gravações? 

O Virgula Música está aqui para responder todas essas perguntas. Nós acompanhamos os bastidores das gravações do clipe Catraca, novo single da Banda Uó em parceria com o (todo poderoso/pai de todo mundo) Mr. Catra. A locação escolhida foi uma majestosa mansão localizada num bairro nobre de São Paulo, que abrigou durante 24 horas mais de 60 pessoas trabalhando incessantemente no projeto.

Listamos abaixo as 10 coisas indispensáveis (para nós, é claro!) na hora de gravar um videoclipe:

Uma diretora com o cabelo rosa:

Cristina Streciwik, 27 anos, fez sua estreia como diretora em Catraca. A função dela é ficar lá sentada naquela cadeira legal, assistindo tudo por uma TV colocada no set, orientando os ‘atores’ sobre como agir. Também é dela a última voz: se a cena ficou boa para ser incluída na montagem ou se é necessário fazer tudo de novo. 

“O que eu faço é pegar uma ideia, adicionar meu estilo e transformar tudo isso em um vídeo. Além disso, também escolho a equipe e a locação. O maior trabalho de um diretor em um clipe é dar uma identidade ao vídeo e fazer com que as imagens representem a música”, conta Streciwik.

Uma piscina!

Na última cena do vídeo, que você pode ver abaixo, todo o elenco termina dentro da piscina. Vale lembrar que: estava frio para caramba e a cena foi regravada várias vezes. Então, como você pode imaginar, essa parte não foi tão divertida. Para quem estava de fora, é claro.

“O pulo na piscina foi o ápice do dia. Era a última cena e a água estava muito gelada. Apesar disso, todo mundo pulou na piscina e começou uma brincadeira que não estava no roteiro. No fim das contas, no meio da bagunça, até eu pulei na piscina. Foi incrível!”, brinca a diretora.

Uma máquina de lavar roupas: 

Uma das melhores cenas do clipe é a que a cantora Mel aparece (literalmente) cavalgando uma máquina de lavar roupas. 

“A cena da Mel na máquina de lavar foi hilária. Colocamos um menino da produção atrás da máquina para fazê-la chacoalhar, já que estava quebrada e não funcionava. Nós demos muitas risadas e acho que surtiu o efeito que estávamos buscando”, relembra Cris. 

Um músico que goste de ser roteirista: 

Mateus Carrilho, um dos integrantes da Banda Uó, é o responsável polo roteiro do vídeo, que mostra uma festa cheia de energia em uma mansão. “Nós queríamos um clipe de festa, somos jovens e, assim como nosso público, adoramos uma festa. A ideia inicial era invadir a casa do Catra, que faz participação na música e fazer uma festa, mas não rolou. Então, fizemos a nossa própria festa”, conta. 

Para o cantor, o clipe ainda é um instrumento de extrema importância para promover uma faixa: “nós começamos colocando vídeos no YouTube e, até hoje, vivemos da internet. Raramente aparecermos na televisão, por conta de nossas letras debochadas. Então, esse é o caminho”. 

Um figurante que manje de apneia! 

É isso mesmo, você não leu errado. Em uma das imagens, o figurante Victor Apolinário, 21 anos, mostrou que sabe respirar muito bem – mesmo recebendo 1 litro de iogurte em sua boca, densamente povoada por cereais ‘froot loops’. 

“Achei muito estranho quando a diretora perguntou se eu “manjava” de apneia. Depois, me explicaram como seria a cena. A situação foi muito engraçada. Foi tranquilo e gostoso, literalmente falando! Não é sempre que recebemos comida na boca, então aproveitei o momento”, afirmou Apolinário em entrevista ao Virgula Música

O cantinho do café:

Quando você trabalha por (quase) 24 horas seguidas um ingrediente é extremamente necessário: café. O cantinho que abrigava a garrafa térmica foi o local com maior movimento durante as gravações.

Uma boa coreografia: 

Um clipe que se preze não existe sem ‘uns bons passinhos’, mas essa é a cena mais difícil de ser gravada. Tudo precisa estar em hipnótica sintonia. Os trechos em que Mel, Mateus e Davi aparecem dançando, cercados por figurantes, foram os que mais precisaram de repetições.

Mas valeu o esforço, não?

Uma figurinista especializada em derramar iogurte:

A jornalista Ariane Polvani, 27 anos, estava nas gravações ajudando a Mel com o figurino, mas, como em dia de gravação todo mundo faz tudo, ela foi escalada para jogar o tal do iogurte na boca do Vitor.

“No dia da gravação todo mundo ajudou como pode. Entre um momento e outro em que estava vestindo o pessoal da banda, os dançarinos e os figurantes (junto com o Victor Miranda, que foi assistente de figurino), participei também de algumas cenas de insert. Foi muito engraçado gravar a cena no iogurte. Tivemos que gravar duas vezes, na primeira eu não derramei a quantidade de iogurte necessária”, conta Ariane.

Um quarto LOTADO de roupas:

O local do figurino era um dos mais intrigantes (e movimentados) da casa. Muitas malas lotadas de roupas, uma quantidade inacreditável de pares de sapatos e um iPod para dar um clima.

Saca só: 

O cara mais requisitado do rolê:

O maquiador desrespeita completamente as leis da física e consegue estar em três lugares os mesmo tempo. Pau pra toda, vale até dar aquele retoque no pé da figurante.

Curtiu? Então dá uma olhada no resultado final: 


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Making of: 10 coisas que fazem de 'Catraca', da Banda Uó, um clipe incrível