Uma das coisas mais divertidas do fim do ano para os fãs de música é aproveitar para ler uma quantidade enorme de listas de melhores álbuns, melhores músicas e acontecimentos mais importantes. A nossa lista álbuns mais importantes de 2010, aliás, está na galeria logo acima desta matéria.

Embora seja impossível concordar com todas (e parte da graça está exatamente em discordar e reclamar), é inegável que conhecer os álbuns citados nestas listas é um ótimo começo para saber as tendências musicais que predominaram durante o ano e descobrir algumas pérolas que ficaram de lado.

Todas as listas são muito diferentes, mas alguns pontos em comum mostram que quem dominou 2010 foi mesmo o rapper fanfarrão (e produtor abençoado) Kanye West, que teve seu novo álbum, My Beautiful Dark Twisted Fantasy, citado em praticamente todas as listas de melhores do ano. Outros favoritos de 2010 foram Janelle Monae e LCD Soundsystem, que cairam nas graças dos críticos e do público.

Beach House, The National e Arcade Fire também marcaram presença em quase todas as votações, mostrando que a música indie realmente chegou ao mainstream e ampliou seu público e a influência de sua sonoridade.

O Virgula Música separou algumas listas de fim de ano que falam um pouco do que 2010 teve de melhor. Veja algumas abaixo e aproveite para ouvir o que você ainda não conhece, lembrar de seus álbuns favoritos e descobrir algumas ausências em cada uma delas:

Popmatters (site de cultura pop) – O site reuniu uma lista de 70 melhores álbuns de 2010, além de apanhados do que o ano trouxe de melhor na música eletrônica, no metal, no R&B, no hip hop, no indie-rock, no indie-pop e no jazz, além de eleger os 60 melhores singles e os melhores álbuns gratuitos. Na lista de melhores álbuns do ano, venceu a cantora Janelle Monae (foto), com The ArchAndroid.

Rolling Stone (revista de cultura pop) – Entre os 30 melhores álbuns de 2010 estão Kanye West (foto) em primeiro, com My Beautiful Dark Twisted Fantasy, The Black Keys, Elton John and Leon Russell e Arcade Fire. Veja aqui a lista completa e a relação de melhores singles de 2010.

Rough Trade (loja e gravadora independente inglesa) – A lista da Rough Trade é uma das mais alternativas do ano, coroando com o préximo máximo o álbum Sun, do Caribou (foto) e elegendo artistas como Joanna Newsom, Gill Scott-Heron, These New Puritans, Charlotte Gainsbourg, Gold Panda e Tame Impala. Veja aqui a lista completa, com 100 melhores álbuns de 2010.

Time (revista semanal norte-americana) – Encabeçada por Kanye West, a lista de dez melhores álbuns de 2010 da revista Time traz também The Suburbs, do Arcade Fire (foto), This Is Happnening, do LCD Soundystem (foto) e High Violet, do The National. Veja aqui a lista completa.

NME (semanário musical) – A lista da NME, uma das revistas de música mais importantes do mundo, elegeu 75 álbuns essenciais de 2010. O vencedor foi Hidden, do New Puritans (foto), seguido por The Suburbs, do Arcade Fire, Teen Dream, do Beach House, e This Is Happening, do LCD Soundsystem. Veja aqui a lista completa.

Spinner (site de música) – O site elegeu Teen Dream, do Beach House, como o melhor do ano. Logo em seguida vieram The National (foto), Kanye West, Deerhunter e Arcade Fire. Veja aqui a lista completa, com 30 álbuns.

Stereogum (site de música independente)A lista de 50 álbuns do Stereogum é encabeçada por Kanye West, o rei absoluto das listas, seguido por outro farofeiro, Arcade Fire. O site também escolheu Beach House, Sufjan Stevens, Robyn (foto), Sleigh Bells, Vampire Weekend e Antony & The Johnsons. Veja aqui a lista completa.


Uncut (revista mensal inglesa)A caprichada lista da Uncut fez uma escolha inesperada para o número um: um álbum triplo de harpa, Have One On Me, da cantora Joanna Newsom (foto). Também estão na lista (bem variada e abrangendo diversos estilos) Magic Lantern, Emeralds, Ariel Pink’s Haunted Graffiti e Avi Buffalo. Veja aqui a lista completa com 100 álbuns.


Billboard (revista oficial da indústria fonográfica) A revista Billboard fez uma lista com os 50 álbuns de rock que mais venderam em 2010. E o vencedor é John Mayer (foto), seguido por Norah Jones, a trilha sonora de Crepúsculo, Jack Johnson, Owl City, Nickelback e Linkin Park. Veja aqui a lista completa.


NPR (rádio pública norte-americana especializada em música)A lista compilada pela NPR, sem definir um álbum específico como o melhor de 2010, recomenda artistas como Sleigh Bells, Robyn, Gill Scott-Heron (foto), Titus Andronicus, Sufjan Stevens e Kanye West. Veja aqui a lista completa.

Spin (revista de música norte-americana)A Spin não resistiu e também colocou o álbum de Kanye West no topo de sua lista, que também traz Arcade Fire, Deerhunter, e LCD Soundsystem (foto). Veja aqui a lista completa.

Le Monde (jornal francês) A equipe do jornal francês Le Monde fez uma extensa lista na qual seus colunistas falam sobre os principais lançamentos do ano, entre pop, rock, música clássica, jazz e outros estilos. A redação do jornal também não deixou de lado artistas como Kanye West e Deerhunter (foto). Veja aqui a lista completa.


Paste Magazine (revista de cultura pop)A Paste elegeu 50 melhores álbuns de 2010 enaltecendo a beleza do novo álbum do LCD Soundsystem, This is Happening, e apontando que o ano foi mesmo de James Murphy. A revista também escolheu para sua lista álbuns de Janelle Monae, Mumford & Sons (foto), Kanye West e Titus Andronicus. Veja aqui a lista completa.


Fact Mag (revista inglesa online de música) A Fact reuniu 40 álbuns para representar o melhor de 2010, com Emeralds, Drake (foto), Kanye West e o obscuro Forest Swords em primeiro lugar. Veja aqui a lista completa.

Sem mais artigos