Morreu nesta terça-feira (6) Eddie Van Halen, um dos mais influentes guitarristas dos últimos tempos. Aos 65 anos, o integrante do Van Halen batalhava contra um câncer de garganta. Sua partida deixou muitos músicos comovidos.

As redes sociais foram inundadas de homenagens ao artista. Daqueles que o admiravam, dos que se inspiraram e de quem o conheceu de perto.

O ex-vocalista do Van Halen, Sammy Hagar, publicou uma foto ao lado de Eddie e escreveu: “com o coração partido e sem palavras. Meu amor à família’.

Tony Iommi, o guitarrista do Black Sabbath, afirmou estar devastado com a partida do amigo: “estou devastado com a notícia do falecimento do meu amigo querido Eddie Van Halen. Ele travou uma longa batalha contra o câncer até o final. Eddie era um tipo muito especial de pessoa, um ótimo amigo. Descanse em paz, meu querido amigo, até nos vermos de novo.

Gene Simmons, do Kiss, foi quem descobriu Van Halen. Em seu Twitter, ele descreveu Eddie como uma “linda alma”: “meu coração está quebrado. Eddie não era só um Deus da Guitarra, mas uma alma genuinamente linda. Descanse em paz, Eddie!”

Sebastian Bach foi sucinto: “Eddie Van Halen e Neil Peart eram bons demais para 2020. Todos nós somos. Meu coração está partido”.

“A palavra ‘inovador’ é usada sem discriminação nesta indústria. Na minha humilde opinião, não há ninguém que represente mais [esta palavra] do que o grande Eddie Van Halen. Obrigada por ser O inovador dessas seis cordas e abrir caminho para tantos de nós tentarmos. Descanse em paz”, homenageou Nita Strauss, guitarrista do Alice Cooper.

“Destruído. Destruído pra c*ralho. Descanse em paz, Eddie Van Halen. Você mudou o nosso mundo. Você era o Mozart da guitarra do rock. Viaje em segurança, rockstar”, postou Nikki Sixx.

Billy Idol publicou algumas fotos ao lado de Eddie e escreveu: “descanse em paz, lenda da guitarra Eddi Van Halen. Vamos sentir sua falta”.

Ao descobrir o falecimento do músico, Vince Neil, do Mötley Crüe, publicou: “acabei de descobrir que meu herói da guitarra, Eddie, morreu. Tenho boas lembranças das turnês que fizemos juntos! Ele está lá em cima arrasando! Descanse em paz, meu amigo”.

Lenny Kravitz também deixou uma mensagem em sua homenagem: “guitarrista lendário e músico inovador Edward Van Halen. 1955-2020. O céu vai estar elétrico hoje.”

A banda Nickelback publicou uma bela mensagem: “o mundo perdeu um ícone, um showman, virtuoso, um grande compositor e, talvez, uma das maiores inspirações da guitarra. De coração partido ao ouvir sobre o falecimento de Eddie Van Halen”.

A influência de Eddie ultrapassa gêneros musicais. Keith Urban, grande nome da música country estadunidense, se disse abalado com a notícia:

“Acabei de ouvir a notícia da morte de Eddie Van Halen… Isso me atingiu com força. Há muitos guitarristas ótimos no mundo, mas pouquíssimos verdadeiramente inovadores . Músicos que parecem ter saído de um planeta distante e que trazem uma cor completamente nova ao arco-íris. Eddie Van Halen era assim e muito mais […] Ele o mestre dos solos complexos que se comunicavam com quem não era músico… Isso é muito difícil. Ele conseguia por causa da melodia requintada em seu coração, e a alegria em sua alma ao tocar para pessoas – e então saia um raio de sol que todos nós sentíamos”, escreveu o músico, que agradeceu Eddie pelo legado.

John Mayer também fez um longo texto sobre como Eddie o inspirou na infância:

“Eddie Van Halen era um super-herói da guitarra. Um verdadeiro virtuoso. Um excelente músico e compositor. Me inspirar nele quando eu era criança era uma das minhas forças na necessidade de tocar guitarra. Eu ficava tão impressionado ao assisti-lo com tanto controle e expressão com seu instrumento. Aprender a tocar guitarra me ensinou muitas coisas, mas ainda nada sobre como tocar como Eddie Van Halen. E, por esse motivo, nunca parei de assisti-lo com aquela admiração adolescente e espanto, e prometo nunca parar. Fico muito triste por saber de sua morte. Meu amor a sua família, seus companheiros de banda, seus amigos e sua equipe. EVH para sempre”.


int(1)

Músicos se despedem de Eddie Van Halen com homenagens comoventes

Sair da versão mobile