Tudo bem, o que você sabe de verdade sobre os países nórdicos? Além de que eles tem um IDH alto demais pros humildes mortais, não costumam ver muito sol e são o lar dos vikings? Tá, não é como se você precisa mesmo saber de alguma coisa, além de: essa galera fornece um pop de MUITA qualidade pro mundo.
Quer uma provinha bem rápida? Sabe aquele I don’t care, I love it que você canta aos berros nas baladas nossas de cada dia? Icona Pop, caros colegas. Diretamente da Suécia. Aproveitando que a dupla está no Brasil essa semana para apresentação no Cine Joia e participação no festival Popload, nós listamos pra vocês 10 atos dos países nórdicos que você tem que adicionar na sua playlist pop AGORA.

Icona Pop
É, a gente sabe que vocês já conhecem elas, mas o importante é saber que essas garotas vão muito além de I Love It. Na real, Caroline Hjelt e Aino Jawo estão juntas desde 2009, fazendo a felicidade dos DJs de plantão. Afinal de contas, é só colocar o álbum delas pra tocar e a festa tá prontinha. E o mais legal: entre os refrões chiclete (I DON’T CAARE, I LOVE ITT) tem uma boa dose de letras que fazem sentido (!).

Husky Rescue
Hm, ok, eles não são exatamente novos… Quer dizer, a banda foi formada em 2002… Mas vocês vão perdoar a gente assim que derem play :p A banda finlandesa é meio folk meio synthpop, e tem como guia a voz docinha de Johanna Kalén. É pr’aqueles dias meios nublados, quando o sol consegue escapar um pouquinho, meio nostálgico e confortável, sabe? Vale a pena.

Tove Lo
A guria só surgiu com trabalhos neste ano, apesar de ter soltado a sua primeira faixa, Love Ballad, em 2012, e também trabalhar como compositora (escreveu, inclusive, músicas pro Icona Pop). Ela tá na super hypada trilha sonora de Jogos Vorazes – A Esperança Pt 1, organizada por Lorde. Tove Lo tem uma voz cativante e melodia pra começar a esquentar pra balada. Você provavelmente já ouviu Habits, que chegou ao terceiro lugar da Hot 100.


Bom, se você ainda não conhece a Mø, fica tranquila que a Iggy Azalea vai garantir que você passe a reconhecer a voz dela de longe. A dinamarquesa é a responsável pelo refrão de Beg For It, nova música da rapper australiana, e lançou o seu primeiro álbum, No Mythologies to Follow, em março deste ano. O álbum é rico em influência, indo de um soul grandioso, como em Never Wanna Know, até o pop chiclete de Don’t Wanna Dance. Mas tudo entremeado por um toque super moderno.

Lykke Li
Lykke Li está na ativa desde 2007, mas foi em 2011, com a faixa I Follow Rivers, que ela chamou atenção do mundo inteiro. Ela é responsável por um indie pop com toques eletrônicos e tem no currículo uma participação no famigerado Songs of Innocence, do U2, na música The Troubles. Seu último álbum, I Never Learn, foi lançado este ano.

Elliphant
Essa sueca é a representante do hip-hop alternativo da nossa lista. A produção eletrônica dá um toque todo especial no que Ellinor Olovsdotter aka Eplliphant faz. Ela tem só um álbum no currículo, o A Good Idea, do ano passado, mas EPS, já são três.

Kate Boy
O trio sueco é praticamente um Icona Pop do rock. O vocal feminino os ritmos chicletes e os refrões bem trabalhados fazem com que eles sejam perfeitos na pista indie da balada.

Beatrice Eli
Beatrice Eli apareceu para o mundo em 2012, com o EP It’s Over e lançou no mês passado seu primeiro álbum Die Another Day. A voz dela tem algo de retrô e os sintetizadores às vezes parecem te deixar no meio dos anos 80.

Emmelie de Forest
Com 21 anos, a garota já tem uma grande vitória no currículo: ela ficou no topo do Festival Eurovisão da Canção no ano passado. Com pose de diva e o pop mais clássico da lista, ela tá estourando na Europa. A dúvida é se ela vai conseguir passar as fronteiras e conquistar o mercado mundial, né?


int(1)

Na onda de Icona Pop, 10 revelações que andam esquentando os países nórdicos