“Acho que é uma das melhores coisas que já fizemos”, diz Kirk Hammett – guitarrista do Metallica – sobre Lulu, disco que o grupo gravou em parceria com Lou Reed. Em entrevista à revista Revolver, o músico deu mais detalhes sobre o projeto colaborativo e tentou preparar os fãs sobre o que está por vir com a audição do trabalho.

“Isto é algo que a maioria das pessoas não espera de nós. Tudo que tenho a dizer é para que não julguem pelos padrões do heavy metal e talvez você entenderá melhor”, setenciou. Segundo Hammett, Lulu difere do esquema de trabalho tradicional do Metallica por ter proporcionado uma atmosfera de criação mais solta em relação às obras anteriores.

LEIA MAIS: Lou Reed e Metallica divulgam teaser do álbum ‘Lulu’

Metallica e Lou Reed falam sobre disco colaborativo em novo vídeo

”Estávamos todos fora de nossa zona de conforto, e por causa disso, aparecemos com coisas que não faríamos normalmente. Em grande parte, é um esforço artístico para nós mesmos. Me mostrou que ainda podemos ser verdadeiramente espontâneos. Não fazíamos nada assim há anos, provavelmente desde os anos 80″, afirmou o guitarrista.

A ideia para o projeto surgiu depois que o Metallica participou do 25° aniversário do Rock And Roll Hall Of Fame em Nova York, em outubro de 2009. Na ocasião, a banda tocou as canções Sweet Jane e White Light/White Heat da clássica banda original de Lou Reed, o Velvet Underground.

“Lou tem a reputação de ser um tipo meio ranzinza, mas quando começamos a ensaiar, ele dizia coisas como ‘oh meu deus, isso é ótimo! Isso é o que eu sempre quis ouvir a vida inteira'”, contou Hammett. “E isso levou a ‘oh, nós deveríamos fazer um disco’ e todos concordaram, em unânime”.

No início, o plano era gravar material antigo de Reed, “pérolas perdidas, canções que Lou Reed guardou para retrabalhar e nós poderíamos fazer o que quiséssemos para finalizar algumas das canções”, de acordo com o baterista Lars Ulrich.

Esta foi a ideia por alguns meses, mas semanas antes dos ensaios começarem, Reed disse que tinha um outro conceito: gravar músicas que ele compôs para algumas peças do diretor de teatro Robert Wilson. As canções foram inspiradas nas peças Earth Spirit e Pandora’s Box, do artista alemão Frank Wedekind – que por sua vez, também são adaptações de obras de Edgar Allan Poe.

Gravado no estúdio da banda em San Rafael, Califórnia, Lulu foi produzido por Reed, Metallica, Hal Willner – produtor de álbuns de Reed, Marianne Faithfull, Laurie Anderson – e Greg Fidelman, que também ficou encarregado da mixagem. O álbum será lançado pela Universal Music no dia 31 de outubro. O primeiro single, The View, já foi divulgado para dar um gostinho da obra. Ouça abaixo:



"Não julgue pelos padrões do heavy metal e você entenderá melhor", diz Metallica sobre disco com Lou Reed

Sem mais artigos