Kelvin Yule/Reprodução/Facebook Tássia Reis

Cantora, MC e compositora, Tássia Reis, 27 anos, é um dos nomes que vêm renovando a música black no Brasil. Seu som, que viaja pelas vertentes do R&B, soul, funk e rap, ganhou ainda mais impulso com o lançamento do seu segundo EP, Outra Esfera.

Aproveitando que novembro é o mês da consciência negra, em reportagem em vídeo, Tássia falou sobre protagonismo, racismo e como vê o papel de artistas como Beyoncé e Rihanna diante da questão da representatividade. “A gente não quer uma pessoa negra lá levando todo o peso da representatividade. Não quer uma janelinha, a gente quer derrubar o muro. A gente quer abrir a porta para chegar de uma maneira real e não só uma pessoa. A gente quer ocupar o espaço de fato”, afirmou.

Tássia é parte de uma nova geração que vem colocando a cultura negra em primeiro plano, seja dentro de um movimento conectado com o afrofuturismo mundial ou ligados à matriz africana. Ao seu lado, estão nomes como Carol Conka, Baiana SystemAláfia, Metá Metá, Negro Léo, Iara Rennó, Anelis Assumpção, Russo Passapusso, Rico Dalasam, Tiganá Santana e Liniker. Deste último, ela é parceira e compôs BoxOkê, faixa do álbum Remonta.


int(1)

'Não queremos janelinha e sim derrubar muro', diz Tássia Reis, diva da nova black Brasil

Sair da versão mobile