(Foto: Leopoldo Castro)

Com a questão indígena novamente em pauta em nosso país, devido ao desejo do governo em passar a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura, Ney Matogrosso se juntou ao rapper alagoano Vitor Pirralho para tratar do tema na música e clipe Rumos e Rumores.

A canção é o 1º single do novo disco de Vitor Pirrallho, A invenção é A Mãe das Necessidades, a ser lançado em fevereiro, e assim como em seu disco anterior, Pau-Brasil, de 2009, continua abordando a questão indígena. “Essa é uma discussão perene no Brasil e na América Latina como um todo. Eu tenho muito interesse pela causa, que nos remete direto à situação de país colonizado. É uma questão identitária mesmo”, diz o rapper

O clipe coloca a narrativa em imagens e traz a fusão do passado com o futuro. Nele, Ney Matogrosso faz o papel de um pajé que recebe informações do futuro e vê que há muita luta para o povo indígena nos próximos anos. O mensageiro do futuro que coloca em uma garrafa um pen drive com todas essas informações também é visto como um subversivo e sofre as consequências de seu ato quando descoberto.

Rumos e Rumores também aborda assuntos quentes do momento atual do nosso país. Nas imagens, podem ser encontradas tags que dominaram e dominam o grito de justiça, como Marielle Vive, Onde está Amarildo?, Ele Não, Não é pelos 20 centavos, entre outras.

Sobre a parceria com Ney Matogrosso, Vitor conta que tudo aconteceu de maneira bem natural e sem querer após o cantor se apresentar em Maceió. Ney viu num jornal uma entrevista com o rapper, onde explicava todo o conceito de seu álbum anterior e perguntou a produtora sobre o artista, que marcou um encontro entre os dois.

Logo virou amizade e Ney escolheu a música Tupi Fusão, que está no disco Pau-Brasil para fazer uma versão em seu disco Atento aos Sinais (2013). Depois, veio o convite para participar da canção e do videoclipe de Rumos e Rumores.

“Esse disco é oswaldiano. O próprio Ney disse que o que chamou a atenção dele ao ler aquela matéria foi exatamente o eu-lírico de minhas composições ser o índio, pois ele nunca tinha visto ninguém colocar no Rap o índio como a voz ativa, como o narrador lírico. Portanto, essa não é uma questão importante para mim, é de suma importância para a nação”, conta Pirralho.

Confira Rumos e Rumores:

O clipe tem direção e direção de fotografia de Henrique Oliveira (Panan Filmes), roteiro assinado por Henrique, Vitor Pirralho e Raphael Barbosa e conta com os dançarinos Leide Serafim Olodum, Tamylka Viana, Tiago Sutério, Leonardo Doullennerr, José Marcos (Topete).


int(1)

Ney Matogrosso se une ao rapper Vitor Pirralho em clipe sobre questão indígena

Sair da versão mobile